O ensino da gramática através da seleção de atividades escolares desenvolvidas em sala de aula no quarto ciclo da eja

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2015v15n1p64

Palavras-chave:

EJA, Gramática funcional, Ensino de linguagem

Resumo

Tendo em vista a necessidade de um ensino de Língua Portuguesa atrelado às reais necessidades dos educandos, objetivamos, nesse ensaio, refletir sobre como as atividades de ensino de gramática são desenvolvidas no contexto sala de aula, no quarto ciclo da modalidade de educação para jovens e adultos (EJA). Acreditamos que essas reflexões nos auxiliarão a repensar nossas práticas de ensino, tendo em mente que a gramática de uso da língua (gramática funcional) é a mais apropriada para que o aluno perceba os expedientes linguísticos sendo utilizados adequadamente pelos “usuários” da língua. Assim sendo, lançamos mão, como referencial teórico nesse estudo, de autores que, ao abordarem a linguagem, a concebem como algo vivo e dinâmico, consequentemente, em constante transformação. São eles: Marcuschi, 2004, 2008; Antunes, 2003, 2009; Ilari, 2004; Neves, 2010, 2011; Geraldi, 1997; Travaglia, 2004, dentre outros. Através da observação sistemática de sala de aula, coletamos nosso corpus representado por transcrições de áudio gravações das atividades de língua materna desenvolvidas pela docente junto à turma. Os resultados evidenciaram que o caráter predominantemente normativista que permeia o ensino dessas atividades, pouco auxilia os estudantes a compreenderem o caráter pragmático da língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Avena Camilotto, Universidade do Vale do Itajaí, Campus Itajaí -UNIVALI

Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí, Campus Itajaí - UNIVALI

Verônica Gesser, Universidade do Vale do Itajaí, Campus Itajaí -UNIVALI

Doutora em Educação pela Florida International University (EUA).  Professora dos Programas de Pós graduação da Universidade do Vale do Itajaí, Campus Itajaí - UNIVALI

Downloads

Publicado

04-12-2015

Como Citar

CAMILOTTO, Carla Avena; GESSER, Verônica. O ensino da gramática através da seleção de atividades escolares desenvolvidas em sala de aula no quarto ciclo da eja. Entretextos, Londrina, v. 15, n. 1, p. 64–84, 2015. DOI: 10.5433/1519-5392.2015v15n1p64. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/19140. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos