O ensino da gramática através da seleção de atividades escolares desenvolvidas em sala de aula no quarto ciclo da eja
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2015v15n1p64Palavras-chave:
EJA, Gramática funcional, Ensino de linguagemResumo
Tendo em vista a necessidade de um ensino de Língua Portuguesa atrelado às reais necessidades dos educandos, objetivamos, nesse ensaio, refletir sobre como as atividades de ensino de gramática são desenvolvidas no contexto sala de aula, no quarto ciclo da modalidade de educação para jovens e adultos (EJA). Acreditamos que essas reflexões nos auxiliarão a repensar nossas práticas de ensino, tendo em mente que a gramática de uso da língua (gramática funcional) é a mais apropriada para que o aluno perceba os expedientes linguísticos sendo utilizados adequadamente pelos “usuários” da língua. Assim sendo, lançamos mão, como referencial teórico nesse estudo, de autores que, ao abordarem a linguagem, a concebem como algo vivo e dinâmico, consequentemente, em constante transformação. São eles: Marcuschi, 2004, 2008; Antunes, 2003, 2009; Ilari, 2004; Neves, 2010, 2011; Geraldi, 1997; Travaglia, 2004, dentre outros. Através da observação sistemática de sala de aula, coletamos nosso corpus representado por transcrições de áudio gravações das atividades de língua materna desenvolvidas pela docente junto à turma. Os resultados evidenciaram que o caráter predominantemente normativista que permeia o ensino dessas atividades, pouco auxilia os estudantes a compreenderem o caráter pragmático da língua.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.