Teoria da relevância e interpretação textual: uma ilustração através de textos de humor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2007v7n1p123

Palavras-chave:

Teoria da Relevância, Implicatura, Inferência, Interpretação textual, Ensino

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar os conceitos fundamentais da Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1995), no tratamento interpretativo de textos. Foram escolhidos textos de humor para realizar as análises ilustrativas por razões didáticas, já que por serem em geral mais curtos, as possíveis lacunas apresentadas durante o processo interpretativo, ficam mais evidentes e podem ser mais facilmente sanadas. Nestas análises, sob o prisma da Relevância, enfatiza-se a importância fundamental do contexto cognitivo na construção de processos inferenciais para a compreensão, ressaltando-se que a interpretação, indo além do texto explícito, requer habilidades cognitivas e perceptuais. Estas análises representam possíveis caminhos a serem trilhados no ensino da interpretação textual, visto que muitos professores pressupõem que o aluno conheça estes caminhos, o que na maioria das vezes, é uma idéia errônea e, sendo assim, não tratam deste assunto de forma significativa, configurando um dos graves problemas do ensino atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Goldnade, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Rita de Cássia Oliveira, Pontifícia Universicade Católica do Rio Grande do Sul

Mestranda em Letras pela Pontifícia Universicade Católica do Rio Grande do Sul

Referências

CORAL, Ruth de Farias. Progressão Temática em Entrevista de Anthony Garotinho a Boris Casoy: Análise com base na Teoria da Relevância. 2003. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

RAUEN, Fábio José. Teoria da Relevância e Ensino: Reflexões sobre processos de compreensão em atividades escolares. Caderno Seminal Digital, Rio de Janeiro, v.7 n.7, 2007.

SILVEIRA, Jane Rita Caetano da. A imagem: Interpretação e Comunicação. Revista Linguagem em (Dis)curso, v.5, 2005. n. especial

SILVEIRA, Jane Rita Caetano da; FELTES, Heloísa Pedroso de Moraes. Pragmática e cognição: a textualidade pela relevância e outros ensaios. 3. ed. Porto Alegre: DIPUCRS, 2002.

SPERBER, Dan, WILSON, Deirdre. Relevance: communication and cognition. 2.ed. Cambridge, USA: Blackwell, 1995

Downloads

Publicado

15-06-2014

Como Citar

GOLDNADE, Marcos; OLIVEIRA, Rita de Cássia. Teoria da relevância e interpretação textual: uma ilustração através de textos de humor. Entretextos, Londrina, v. 7, n. 1, p. 123–137, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2007v7n1p123. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/18533. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos