Inconsciente e ideologia: contribuições da Análise do Discurso e da Psicanálise para a noção de sujeito

Autores

  • Glaucia da Silva Henge Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) /Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2016v16n2p85

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Inconsciente, Ideologia, Sujeito

Resumo

O laço que aproxima a ideologia ao inconsciente diz respeito à linguagem, ou seja, à possibilidade humana de inscrição no simbólico, ou ainda, à formação do sujeito (que se dá pela linguagem). Para tanto, a convocação tanto da AD quanto da Psicanálise é fundamental para se compreender o percurso/processo de formação do sujeito. A própria noção de sujeito tem características específicas em cada uma dessas áreas, exigindo, assim, a sua territorialização adequada. Assim, noções importantes em cada área são retomadas neste texto e um exercício de análise acerca da subjetividade em discursos relativos à educação profissional é proposto como convergência da relação travada entre ideologia e inconsciente. Conclui-se que, sem sobrepor as categorias de sujeito, tanto em AD quanto em Psicanálise, quando na primeira há o assujeitamento (ideologia) determinado pela luta de classes, na a segunda há o desejo, a falta e o outro como determinantes (inconsciente) e isto pode contribuir como desafio teórico-metodológico em Análise do Discurso.

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Biografia do Autor

Glaucia da Silva Henge, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) /Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS/Câmpus Canoas)

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Publicado

25-11-2016

Como Citar

HENGE, Glaucia da Silva. Inconsciente e ideologia: contribuições da Análise do Discurso e da Psicanálise para a noção de sujeito. Entretextos, Londrina, v. 16, n. 2, p. 85–105, 2016. DOI: 10.5433/1519-5392.2016v16n2p85. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/18401. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos