A reescrita nos documentos oficiais: da literatura científica aos PCN
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2014v14n2p102Palavras-chave:
Parâmetros Curriculares Nacionais, Retextualização, ReescritaResumo
Este estudo tem por objetivo analisar um dos documentos oficiais norteadores da educação básica, os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (BRASIL, 1998). O intuito principal da pesquisa é investigar como o conceito de reescrita foi retextualizado da literatura científica - Geraldi (1995), Jesus (1995), Pasquier & Dolz (1996) para os PCN. Trata-se de uma pesquisa documental (SÁ-SILVA et al, 2009) de abordagem qualitativa (LÜDKE & ANDRÉ, 2012). Pode-se concluir que os PCN apenas resumem, ficham e sintetizam teorias acadêmicas sobre reescrita (SILVA; MELO, 2009). Constata-se que tanto os PCN quanto os autores defendem que o ato de reescrever não deve ser entendido apenas como reformulação/correção de estruturas gramaticais consideradas inadequadas, mas um processo complexo que engloba atividades várias, ao possibilitar que o aluno reflita sobre a própria língua e, posteriormente, aprimore a escrita.Downloads
Referências
BEZERRA, Maria Auxiliadora; REINALDO, Maria Augusta. Análise linguística: Afinal a que se refere?. São Paulo: Cortez, 2013.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental – Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
D’ANDREA, Carlos F. B.; RIBEIRO, Ana Elisa. Retextualizar e reescreescrever, editar e revisar: Reflexões sobre a produção de textos e as redes de produção editorial. Veredas online. Juiz de Fora: v.1, pp. 64-74, 2010.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e Escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
GERALDI, João Wanderley. Portos de Passagem. 3. ed. São Paulo, Martins Fontes: 1995.
GONÇALVES, Adair Vieira; BAZARIM, Milene. Introdução. In: GONÇALVES, Adair Vieira; BAZARIM, Milene (Org.). Interação, Gêneros e Letramento. 2. ed. Campinas: Pontes Editores, 2013.
JESUS, Conceição Aparecida. Reescrita: para além da higienização. Dissertação de Mestrado. Campinas: IEL/Unicamp, 1995.
MENEGASSI, Renilson José A revisão de Textos na Formação Docente Inicial. In: GONÇALVES, Adair Vieira; BAZARIM, Milene (Org.). Interação, Gêneros e Letramento: a (re) escrita em foco. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013. p.105-132.
PASQUIER, Auguste; DOLZ, Joaquim. Un decálogo para enseñar a escribir. Cultura y Educación, Madrid, v. 8, n. 2, p. 31-41, 1996.
SILVA, Wagner Rodrigues; MELO, Lívia Chaves. Teoria Acadêmica Docente em Referencial Curricular. In: SILVA, Wagner Rodrigues; MELO, Lívia Chaves (Org.). Pesquisa & ensino de língua materna e literatura: diálogos entre formador e professor. Campinas, SP: Mercado de Letras; Araguaína, TO, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.