O primeiro passo na trajetória da elaboração de um curso de EAP para pós-graduandos em Ciência da Computação: análise de necessidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2015v15n2p139

Palavras-chave:

Inglês para fins acadêmicos, Análise de necessidades, Ciências da Computação

Resumo

O presente artigo apresenta o início do processo de análise de necessidades (JORDAN, 1997) de pós-graduandos em Ciência da Computação de uma universidade pública de São Paulo. Esta primeira etapa buscou levantar a visão dos próprios alunos sobre suas habilidades e necessidades no que se refere ao uso da língua inglesa em ambiente acadêmico, a fim de verificar a real necessidade de cursos de inglês para fins acadêmicos (English for Academic Purposes - EAP) para este público em específico, bem como os potenciais conteúdos a serem abordados no curso. Para tanto, um questionário foi aplicado a eles, por meio do qual se levantou informações acerca da situação-presente, da situação-alvo e das lacunas (FLOWERDEW; PEACOCK, 2001a, 2001b) assim como das estratégias de aprendizagem e dos desejos dos aprendizes (RAMOS; LIMA-LOPES; GAZOTTI-VALLIM, 2004). A análise dos dados mostrou que, embora os alunos julguem possuir bom nível de proficiência na habilidade escrita, contrariando grande parte da literatura (SWALES, 1990; DUSZAK 1995; MOTTA-ROTH, 1999; DUDLEY-EVANS, 2001), cujos resultados de pesquisa indicam uma lacuna na produção escrita acadêmica de aprendizes tanto em língua materna quanto em língua estrangeira, eles veem a necessidade de um curso de EAP com foco na produção escrita de determinados gêneros textuais. Assim, é possível afirmar que os alunos têm perfil para participarem de um curso de EAP, pois reconhecem a necessidade de aperfeiçoar suas habilidades de escrita em inglês dos gêneros artigo científico e resumo de artigo científico.

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Biografia do Autor

Bruna Gabriela Augusto Marçal Vieira, Universidade Estadual Paulista - Unesp.

Doutoranda do Departamento de Estudos Linguísticos - Área de Linguística Aplicada - Unesp.

Solange Aranha, Universidadae Estadual Paulista - UNESP

Docente do Departamento de Estudos Linguísticos - área de Linguística Aplicada.

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Publicado

31-08-2015

Como Citar

VIEIRA, Bruna Gabriela Augusto Marçal; ARANHA, Solange. O primeiro passo na trajetória da elaboração de um curso de EAP para pós-graduandos em Ciência da Computação: análise de necessidades. Entretextos, Londrina, v. 15, n. 2, p. 139–171, 2015. DOI: 10.5433/1519-5392.2015v15n2p139. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/16010. Acesso em: 4 nov. 2024.

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