O primeiro passo na trajetória da elaboração de um curso de EAP para pós-graduandos em Ciência da Computação: análise de necessidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2015v15n2p139

Palavras-chave:

Inglês para fins acadêmicos, Análise de necessidades, Ciências da Computação

Resumo

O presente artigo apresenta o início do processo de análise de necessidades (JORDAN, 1997) de pós-graduandos em Ciência da Computação de uma universidade pública de São Paulo. Esta primeira etapa buscou levantar a visão dos próprios alunos sobre suas habilidades e necessidades no que se refere ao uso da língua inglesa em ambiente acadêmico, a fim de verificar a real necessidade de cursos de inglês para fins acadêmicos (English for Academic Purposes - EAP) para este público em específico, bem como os potenciais conteúdos a serem abordados no curso. Para tanto, um questionário foi aplicado a eles, por meio do qual se levantou informações acerca da situação-presente, da situação-alvo e das lacunas (FLOWERDEW; PEACOCK, 2001a, 2001b) assim como das estratégias de aprendizagem e dos desejos dos aprendizes (RAMOS; LIMA-LOPES; GAZOTTI-VALLIM, 2004). A análise dos dados mostrou que, embora os alunos julguem possuir bom nível de proficiência na habilidade escrita, contrariando grande parte da literatura (SWALES, 1990; DUSZAK 1995; MOTTA-ROTH, 1999; DUDLEY-EVANS, 2001), cujos resultados de pesquisa indicam uma lacuna na produção escrita acadêmica de aprendizes tanto em língua materna quanto em língua estrangeira, eles veem a necessidade de um curso de EAP com foco na produção escrita de determinados gêneros textuais. Assim, é possível afirmar que os alunos têm perfil para participarem de um curso de EAP, pois reconhecem a necessidade de aperfeiçoar suas habilidades de escrita em inglês dos gêneros artigo científico e resumo de artigo científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Gabriela Augusto Marçal Vieira, Universidade Estadual Paulista - Unesp.

Doutoranda do Departamento de Estudos Linguísticos - Área de Linguística Aplicada - Unesp.

Solange Aranha, Universidadae Estadual Paulista - UNESP

Docente do Departamento de Estudos Linguísticos - área de Linguística Aplicada.

Referências

ARANHA, Solange. A argumentação nas introduções de trabalhos científicos da área de química. 1996. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1996.

ARANHA, Solange. A otimização da escrita acadêmica através da conscientização textual. In: GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO, 31., 2002, Marília. Anais... Marília: Fundação de Ensino “Eurípides Soares da Rocha", 2002.

ARANHA, Solange. The development of a genre-based writing course for graduate students in two fields. In: BAZERMAN, Charles; BONINI, Adair; DE CARVALHO FIGUEIREDO, Débora. (Org.). Genre in a changing world. 10. ed. Santa Barbara: The WAC Clearinghouse and Parlor Press, 2009. p. 465-482.

CHOSTELIDOU, Dora. A needs analysis approach to ESP syllabus design in Greek tertiary education: a descriptive account of students’ needs. Procedia: Social and Behavioral Sciences, Victoria, v. 2, n. 2, p. 4507-4512, 2010.

COBB, Tom; HORST, Marlise. Reading academic english: carrying learners across the lexical threshold. In: FLOWERDEW, John; PEACOCK, Matthew. Research perspectives on english for academic purposes. Cambridge: Cambridge University Press, 2001. p. 315-329.

DEHNAD, Afsaneh et al. Syllabus revision: a needs analysis study. Procedia: Social and Behavioral Sciences, Victoria, v. 9, p. 1307-1312, 2010.

DUDLEY-EVANS, Tony. The teaching of the academic essay: is a genre approach possible? In: JOHNS, Ann M. Genre in the classroom. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2001. p. 225-235.

DUSZAK, Anna. Academic discourse and intellectual styles. Journal of Pragmatics, v. 21, n. 3, p. 291-313, 1995.

FLOWERDEW, John; PEACOCK, Matthew. Issues in EAP: a preliminary perspective. In: FLOWERDEW, John; PEACOCK, Matthew. Research perspectives on english for academic purposes. Cambridge: Cambridge University Press, 2001a. p. 8-24.

FLOWERDEW, John; PEACOCK, Matthew.The EAP curriculum: issues, methods, and challenges. In: FLOWERDEW, John; PEACOCK, Matthew. Research perspectives on english for academic purposes. Cambridge: Cambridge University Press, 2001b. p. 177- 194.

GOMES, Luiz Fernando. Uso da língua inglesa nos hotéis de Sorocaba e região: um estudo das necessidades na situação-alvo. The ESPecialist, São Paulo, v. 24, p. 17-34, 2003.

GRAVES, Kathleen. A framework of course development process. In: GRAVES, Kathleen. Teachers as course developers. Cambridge: Cambridge University Press, 1996. p. 12-38.

HYLAND, Ken. Genre and second language writing. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 2004.

HUTCHINSON, Tom; WATERS, Alan. English for specific purposes: a learningcentred approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

JORDAN, R. R. English for academic purposes: a guide and resource book for teachers. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

KENNEDY, Chris. Language use, language planning and EAP. In: FLOWERDEW, John; PEACOCK, Matthew. Research perspectives on english for academic purposes. Cambridge: Cambridge University Press, 2001. p. 25-41.

MASTER, Peter. Research in english for specific purposes. In: HINKEL, Eli (Org.). Handbook of research in second language teaching and learning. Mahway: Lawrence Erlbaum Associates, 2005. p. 99-114.

MOTTA-ROTH, Desirée. A importância do conceito de gêneros discursivos no ensino da redação acadêmica. Intercâmbio, São Paulo, v. 8, p. 119-128, 1999.

NIDA, Eugine Albert. Sociolinguistic implications of academic writing. Language in Society, Cambridge, v. 21, p. 477-485, 1992.

NUNAN, David. Task based language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

PRIMO, Alex. Fases do desenvolvimento tecnológico e suas implicações nas formas de ser, conhecer, comunicar e produzir em sociedade. In: PRETTO, Nelson de Luca; SILVEIRA, Sérgio Amadeu (Org.). Além das redes de colaboração: internete, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: EDUFBA, 2008. p. 51-68.

PEACOCK, Matthew. Language Learning strategies and EAP proficiency: teacher view, student views, and test results. In: FLOWERDEW, John.; PEACOCK, Matthew. Research perspectives on english for academic purposes. Cambridge: Cambridge University Press, 2001. p. 268-285.

RAMOS, Rosinda de Castro Guerra. Gêneros textuais: uma proposta de aplicação em cursos de inglês para fins específicos. The ESPecialist, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 107-129, 2004.

RAMOS, Rosinda de Castro Guerra; LIMA-LOPES, Rodrigo E.; GAZOTTI-VALLIM, Maria Aparecida. Análise de necessidades: identificando gêneros acadêmicos em um curso de leitura instrumental. The ESPecialist, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 1-29, 2004.

SILVA, Maria Angela. Inglês para a área de turismo: análise de necessidades do mercado e de aprendizagem. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro, 2007. p. 14-22.

SONGHORI, Mehdi Haseli. Introduction to needs analysis. English for Specific Purposes World, [S. l.], v. 7, n. 4, 2008.

SWALES, John Malcolm. Genre analysis: english in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990. p. 1-92.

Downloads

Publicado

31-08-2015

Como Citar

VIEIRA, Bruna Gabriela Augusto Marçal; ARANHA, Solange. O primeiro passo na trajetória da elaboração de um curso de EAP para pós-graduandos em Ciência da Computação: análise de necessidades. Entretextos, Londrina, v. 15, n. 2, p. 139–171, 2015. DOI: 10.5433/1519-5392.2015v15n2p139. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/16010. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)