Repensando a sala de aula a partir do letramento digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2014v14n2p7

Palavras-chave:

Formação continuada, Letramento digital, Professor.

Resumo

A presença da tecnologia na sala de aula é cada vez mais evidente, sendo, portanto, necessário repensarmos o processo de formação de professores (MORAN, 2007; VALENTE, 2003). Métodos tradicionais de ensino, que se utilizam unicamente da voz do professor, do quadro-negro, do giz e do livro didático, não atendem mais aos interesses e expectativas dos alunos. Isso porque estes discentes estão inseridos e conectados ao mundo virtual, o qual lhes oferece uma gama de possibilidades de comunicação e interação com pessoas do mundo todo. Portanto, repensar a prática docente, no atual contexto de ensino-aprendizagem, requer uma retomada de postura e engajamento por parte desses profissionais com o mundo virtual. Dessa forma, é necessário que os professores se tornem digitalmente letrados. Além de conhecer as inúmeras possibilidades existentes, esses docentes precisam saber utilizá-las pedagogicamente de modo eficiente, não apenas reproduzindo antigos modelos didático-pedagógicos. Todavia, para que esse profissional se sinta capaz de operacionalizar a máquina a seu favor, é necessário formação continuada. Assim, o objetivo deste estudo é apontar perspectivas teórico-práticas de instrumentalização docente, que irão contribuir para a formação do professor requerido pela sala de aula atual. Para tanto, serão considerados os dados de um grupo de professores atuantes em escolas públicas municipais da região sul do Rio Grande do Sul, Brasil.

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Biografia do Autor

Gabriela Quatrin Marzari, Centro Universitário Franciscano

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Católica de Pelotas. Professora do Centro Universitário Franciscano.

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Publicado

27-04-2015

Como Citar

MARZARI, G. Q. Repensando a sala de aula a partir do letramento digital. Entretextos, Londrina, v. 14, n. 2, p. 7–25, 2015. DOI: 10.5433/1519-5392.2014v14n2p7. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14524. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos