Interfaces digitais e a ciberliteratura

confluência de linguagens visuais, sonoras e verbais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n3p648

Palavras-chave:

Ciberliteratura, Formação de leitores digitais no ensino médio, Literatura digital

Resumo

Este estudo é o resultado da pesquisa desenvolvida pelas autoras durante o Mestrado em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Estácio de Sá. O trabalho analisa a interrelação entre o letramento digital, a ciberliteratura e a formação de leitores no ensino médio no Brasil. A ciberliteratura, mediada por interfaces digitais e uma confluência de linguagens visuais, sonoras e verbais, desafia e reconfigura a maneira tradicional de engajamento com textos literários; contudo, a inclusão dos denominados excluídos digitais apresenta desafios que transcendem barreiras socioeconômicas, abordando também competências digitais básicas. Nossa intenção é compreender a dialogia (in)direta da educação literária com o processo de ensino e aprendizagem mais amplo do estudante do ensino médio. Adotando a metodologia Estado da Arte, a pesquisa objetiva mapear, sistematizar e analisar criticamente produções acadêmicas sobre o tema, servindo como um catálogo orientador para futuros pesquisadores. Concluimos que o letramento digital e a ciberliteratura na educação, particularmente no ensino médio, apresenta desafios e oportunidades para a formação de leitores críticos e engajados na era digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Angelica Soares da Costa, Universidade Estácio de Sá

Mestra em Educação e Cultura Contemporânea pela Universidade Estácio de Sá (UNESA - RJ), Linha de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação nos Processos Educacionais. Pesquisadora no Grupo de Investigação em Educação online e aprendizagem em rede (GIEAp), da Universidade Estácio de Sá - RJ, núcleo Luso-Brasileiro.

Andréa Villela Mafra da Silva , Universidade Estácio de Sá

Professora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estácio de Sá, na Linha de Pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais, onde também atua na Comissão de Egressos e na liderança do Grupo de Investigação em Educação online e aprendizagem em rede (GIEAp/UNESA/CNPq).

Referências

ALVES, Angelica Benicio; JUCÁ, Sandro César Silveira; SILVA, Maria Valdênia; SILVA, Solonildo Almeida. Plataforma ciberliteratura: inserção das TICs no ensino de língua portuguesa. Rio de Janeiro: PoD Editora, 2019.

ANATEL – AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Conectividade nas escolas. Brasília: Anatel, 2023. Disponível em: https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/infraestrutura/conectividade-nas-escolas. Acesso em: 10 ago. 2023.

BARROS, Tayse Mendes. Navegando pelo livro interativo digital: análises e possibilidades. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Catalão, Catalão, 2022.

CABRAL, Ítala Ribeiro. Gêneros discursivos digitais em livros didáticos do ensino médio: análise dialógica. 2019. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, 2019.

CARPINTÉRO, Ana Carolina Barbosa. Caminhos da literatura na internet: o booktube e a partilha de experiências de leitura. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

CARVALHO, Paola Catrina Pitol. Leitor autônomo: visualizações, leituras e pesquisas em ambiente on-line. 2020. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Instituto de Artes e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.

CERVIERI, Lucivani. Hipercontos Itaubenses: uma proposta de letramento literário e digital. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, 2019.

COSCARELLI, C. Leitura e tecnologia: perspectivas para o ensino. Campinas: Mercado e Letras, 2014.

DEICKE, Débora Keppi. Sobre literatura eletrônica e algumas questões de materialidade e autoria: fantasia breve, a palavra-espuma, De Rui Torres. 2022. Dissertação (Mestrado Estudos de Linguagem na Área de Concentração de Estudos Literários) – Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

KLEIMAM, A. Ciberliteratura: interatividade e imersão na leitura digital. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

LOPES, Renata Chaves. Práticas de leitura literária com gêneros emergentes no ambiente digital: impactos no letramento literário de alunos de Ensino Médio de uma escola pública de Fortaleza. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021.

MORAIS, Waleska Cristina Moreira. Cibercultura e letramento poético digital: as interfaces da leitura. Dissertação (Mestrado em m Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2021.

MOTA, Leonardo Ribeiro. A literatura infantil digital e seu potencial para a formação de leitores literários. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.

OLVEIRA, Novack Nueli Cunha. Formação de leitores na cibercultura: o projeto estruturante como mediação para práticas hipertextuais no Ensino Médio. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2021.

ROJO, R. H. R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2007.

ROJO, R. H. R.; BARBOSA, J. P. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial. 2012.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.

SANTAELLA, Lúcia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 10, n. 22, p. 23-32, 2003.

SANTAELLA, Lucia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Rio de Janeiro: Paulus, 2007. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2003.22.3229

SILVEIRA, Alice Garcia. Entre estrelas e hyperlinks: uma leitura de 88 Constellations for Wittgenstein (to Be Played with the Left Hand), de David Clark. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2019.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

SOARES, Magda. Letramento e escolarização. Campinas: Mercado de Letras, 2008.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

TREVISAN, Daniele. Letramentos digitais críticos: habilidades mobilizadas por estudantes universitários em ambiente virtual de aprendizagem. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2019.

Downloads

Publicado

07-10-2024

Como Citar

COSTA, Claudia Angelica Soares da; SILVA, Andréa Villela Mafra da. Interfaces digitais e a ciberliteratura: confluência de linguagens visuais, sonoras e verbais. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 3, p. 648–666, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n3p648. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/49662. Acesso em: 4 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.