O ensino por investigação e a integração dos componentes curriculares de ciências e língua portuguesa nas oficinas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso de uma escola de educação integral de Londrina

Autores

  • Maria Regina da Costa Sperandio Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Marta Regina Nazário Secretaria Municipal de Educação - Londrina
  • Givan José Ferreira dos Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) https://orcid.org/0000-0003-4104-9313
  • Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) https://orcid.org/0000-0002-1489-6245

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2017v2n2p189

Palavras-chave:

Educação Integral, Ensino de Ciências, Ensino de Língua Portuguesa, Aprendizagem Baseada em Problemas, Formação Continuada

Resumo

Este estudo objetiva investigar em que momento o ensino por investigação possibilita a integração dos componentes curriculares de Ciências e Língua Portuguesa nas oficinas pedagógicas em uma escola de Educação Integral. Para isso, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. A partir de um curso de formação continuada investigou-se a ação pedagógica de uma professora e verificaram-se os momentos que demarcam o processo investigativo e a integração dos componentes curriculares de Ciências e Língua Portuguesa, envolvendo as diferentes linguagens. Por meio de estudos fundamentados em publicações do National Research Council - NRC (1996; 2000); Carvalho (2013); Campos e Nigro (1999); Azevedo (2004); e Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002), delineia-se o ensino de Ciências por investigação com os momentos pedagógicos, organizados em: estudo da realidade, proposição do problema, levantamento de hipóteses, atividades interativas, sistematização do conhecimento, aplicação do conhecimento e apresentação da ação investigativa. Os estudos demonstraram que durante a ação da educadora com seus alunos das oficinas pedagógicas, nos momentos do ensino de Ciências por investigação, essa integração foi se consolidando desde o estudo da realidade, sendo mais evidente na sistematização do conhecimento, até chegar à apresentação da ação investigativa. Dessa forma, identificam-se os momentos de estudo da realidade e sistematização do conhecimento como aqueles em que pode ocorrer a integração dos componentes curriculares no ensino por investigação, evidenciando-se assim uma ação investigativa que pode contribuir para introduzir o discente nos diferentes modos de comunicação e consolidação das aprendizagens nas diferentes linguagens.

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Biografia do Autor

Maria Regina da Costa Sperandio, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestre em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza pela UTFPR – Campus Londrina. Apoio Pedagógico de Educação Integral/Ciências da Rede Municipal de Ensino de Londrina – Paraná.

Marta Regina Nazário, Secretaria Municipal de Educação - Londrina

Graduada em Pedagogia pela UEL. Docente da Rede Municipal de Ensino de Londrina – Paraná.

Givan José Ferreira dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Estudos da Linguagem pela UEL. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino Ciências Humanas, Sociais e da Natureza da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Londrina. 

Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino Ciências Humanas, Sociais e da Natureza e em Educação Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Londrina.

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Publicado

14-09-2018

Como Citar

SPERANDIO, Maria Regina da Costa; NAZÁRIO, Marta Regina; SANTOS, Givan José Ferreira dos; ROCHA, Zenaide de Fátima Dante Correia. O ensino por investigação e a integração dos componentes curriculares de ciências e língua portuguesa nas oficinas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso de uma escola de educação integral de Londrina. Educação em Análise, Londrina, v. 2, n. 2, p. 189–206, 2018. DOI: 10.5433/1984-7939.2017v2n2p189. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/32123. Acesso em: 23 nov. 2024.

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