Fotogenia no cinema contemporâneo
Um Lago, de Philippe Grandrieux
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2024.v18.49425Palavras-chave:
Fotogenia, Cinema contemporâneo, Philippe Grandrieux, Teoria do cinema, EstéticaResumo
Este artigo propõe um estudo das qualidades artísticas (técnico-estéticas) presentes no longa-metragem "Um Lago" (Un Lac, 2008), realizado pelo cineasta francês Philippe Grandrieux. A investigação se dedica a examinar as abordagens e as interpretações do conceito de fotogenia, remetendo ao debate surgido na vanguarda cinematográfica da década de 1920, notadamente nas teorias pioneiras de Louis Delluc e, de forma destacada, no trabalho de Jean Epstein. Destaca-se, ainda, a relevância de algumas proposições teóricas de Antonin Artaud, enriquecendo a compreensão do filme de Grandrieux no contexto das influências artísticas que permeiam sua obra. O artigo utiliza como metodologia a análise fílmica, destacando algumas cenas e imagens fundamentais do filme "Um Lago".
Downloads
Referências
ARTAUD, Antonin. Linguagem e Vida. São Paulo: Perspectiva, 2011.
AUMONT, Jacques. As teorias dos cineastas. Campinas: Papirus, 2012.
AUMONT, Jacques. O olho interminável - cinema e pintura. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. Campinas: Papirus, 2009
AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas: Papirus, 2003.
BORCHERT, Amos; VETTER, Dennis. Interview with Philippe Grandrieux. Negativ, n. 17, 2012.
BRENEZ, Nicole. The Body's Night: An Interview with Philippe Grandrieux. Rouge, v. 1, n. 1, 2003. Disponível em: <http://www.rouge.com.au/1/grandrieux.html>. Acesso em: 24 out. 2023.
BRENEZ, Nicole. Ultra-Modern: Jean Epstein, or Cinema "Serving the Forces of Transgression and Revolt". In: KELLER, Sarah; JASON, Paul (orgs.). Jean Epstein: Critical Essays and New Translations. Amsterdam: University of Amsterdam Press, 2012. p. 227-243.
CHARNEY, Leo. Num instante: o cinema e a filosofia da modernidade. In: CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa R. (Orgs.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2004. p. 317-334.
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo - cinema 2. São Paulo: Brasiliense, 2010.
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: Lógica da sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 2010.
EPSTEIN, Jean. Bonjour Cinéma - excertos. In: XAVIER, Ismail (org.). A Experiência do Cinema: antologia. Rio de Janeiro: Graal, 2008.
EPSTEIN, Jean. Cinéma. London: Forgotten Books, 2013.
EPSTEIN, Jean. Écrits sur le cinéma. v. 1 e 2. Paris: Editions Seghers, 1974.
FIHMAN, Guy. Le mouvement des couleurs et la Cinéchromie. In: COSTANTINI, Michel; SOULAGES, François (orgs.). La couleur Réfléchie. Paris: L'Harmattan, 2002. p. 29 - 40.
GIL, Inês. A Atmosfera no Cinema: o caso de "A Sombra do Caçador" de Charles Laughton entre onirismo e Realismo. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2005.
GRANDRIEUX, Philippe. Grandrieux: de A à G. Classe de maitrê avec Philippe Grandrieux. Hors Champ, Montréal, Canadá, 2012. Disponível em: <https://horschamp.qc.ca/article/grandrieux-de-a-g >. Acesso em: 12 nov. 2023.
GRANDRIEUX, Philippe. Sur l'horizon insensé du cinéma. Cahiers du cinéma hors série. Le siècle du cinema. Paris: 2000.
GRANDRIEUX, Philippe. Synopsis. Website pessoal de Philippe Grandrieux, jul, 2007. Disponível em: <http://grandrieux.com/content/lac_scenario_texte_02.php?lang=en>. Acesso em: 04 nov. 2023.
GRANDRIEUX, Philippe. Propos de Philippe Grandrieux. Glanés dans divers entretiens, 1999-2002. In: Dérives.tv, 2002. Disponível em: <http://www.derives.tv/Propos-de-Philippe-Grandrieux>. Acesso em: 12 nov. 2023.
KELLER, Sarah; JASON, Paul (Orgs.). Jean Epstein: Critical Essays and New Translations. Amsterdam: University of Amsterdam Press, 2012.
MASUKOR, Sarinah. Sublime Materiality: Un Lac. Screening the Past, v. 37, n. 1, 2013. Disponível em: <http://www.screeningthepast.com/2013/09/sublime-materiality-un-lac/>. Acesso em: 12 out. 2023.
MARTIN, Adrian. Dance girl dance: Philippe Grandrieux's La Vie nouvelle (The New Life, 2002). Kinoeye, v. 4, n. 3, 2004. Disponível em: <http://www.kinoeye.org/04/03/martin03.php/>. Acesso em: 18 nov. 2023.
MARTIN, Adrian. Dance Girl Dance. In: BRENEZ, Nicole (org.). La vie nouvelle/nouvelle vision. Paris: Éditions Léo Scheer, 2005.
MICHELSON, Annette. Epstein Revealed: A Review of Jean Epstein. Cambridge: MIT Press, October, n. 148, p. 39-52, 2014.
MICHELSON, Annete. The kinetic icon in the work of mourning: Prolegomena to the analysis of a textual system. Cambridge: MIT Press, October, n. 52, p. 16-52, 1990.
PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens Urbanas. São Paulo: Senac, 2004.
SHAVIRO, Steven. The Cinematic Body. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2006.
SIPPL, Diane. A Lake at the AFI FEST: Where Downsizing Means Upscaling. KinoCaviar, 12, maio 2009. Disponível em: <http://www.kinocaviar.com/a-lake.php>. Acesso em: 18 out. 2023.
STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. São Paulo: Papirus, 2003.
VERTOV, Dziga. Nascimento do cine-olho (1924). In: XAVIER, Ismail (Org.). A Experiência do Cinema: antologia. Rio de Janeiro: Graal, 2008. p. 260-262.






As obras deste periódico estão licenciadas com