Estranha matéria: ensaio com a vida sensível de Fernanda Young
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p317Palabras clave:
Fernanda Young, Poesia contemporânea, A mão esquerda de Vênus, Cultura material, Vida sensível.Resumen
O presente ensaio pensa de maneira filosófica a matéria do livro, para além da atividade editorial e dos saberes relacionados com a produção editorial, e para além do design, mas não do desenho. Especificamente, o livro de poesia A mão esquerda de Vênus, de Fernanda Young, que se constitui no limiar das artes visuais, da matéria e da poesia. Para pensar o objeto-livro e a coisa-livro é preciso, neste caso, pensar as dimensões visuais e os conceitos materiais desenvolvidos por Young de maneira prática. Portanto, coloca-se em cena uma estranha matéria poética que envolve o fazer do poeta, as coisas do poeta, objetos poéticos e artefatos do poeta. Não há qualquer intuito de investigar um conceito, tema ou questão exaustivamente a ponto de esgotá-los. A proposta é simplesmente filosofar com essa estranha matéria poética que é a vida sensível de Young.
Descargas
Citas
COCCIA, Emanuele. A vida sensível. Trad. Diego Cervelin. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2010.
MEIRELES, Cecília. Viagem. São Paulo: Global, 2012.
MENESES, José Newton Coelho. Introdução – Cultura material no universo dos impérios europeus modernos. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 25, n. 1, p. 9-12, 2017.
MILLER, Daniel. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura material. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
YOUNG, Fernanda. A louca debaixo do branco. Rio de Janeiro: Rocco, 2012.
YOUNG, Fernanda. A mão esquerda de Vênus. São Paulo: Globo Livros, 2016.
YOUNG, Fernanda. O pau. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.
YOUNG, Fernanda. Vergonha dos pés. Rio de Janeiro: Objetiva, 1996.
YOUNG, Fernanda. “Metrópolis: Fernanda Young”. [S.l.:s.n.], 2016. 1 vídeo (13m59s). Publicado no canal Metrópolis. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NU4u5L7USMw. Acesso em: 28 abr. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Domínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.