Regina Silveira e a mídia impressa: a série Middle Class & Co., 1971-72
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n26p65Palabras clave:
Regina Silveira, Middle Class & Co., Arte conceitual brasileira, Mídia impressa.Resumen
A série Middle Class & Co., de Regina Silveira, é composta por um álbum de 15 serigrafias, realizado em 1971, e por serigrafias avulsas, feitas no ano seguinte, ambos no Recinto Universitário de Mayagüez, da Universidade de Porto Rico, onde a artista lecionou de 1969 a 1973. Nas serigrafias dessa série, Silveira faz uso da mesma imagem fotográfica de uma multidão proveniente da mídia impressa, que na época veiculava com frequência tanto imagens de multidões em protestos quanto da Guerra do Vietnã. Neste artigo pretende-se discutir o papel que a mídia impressa tem nessa série de Regina Silveira como fonte da imagem fotográfica, tornada elemento conceitual da obra no contexto da arte conceitual, e repertório para a reflexão sobre questões sociais e políticas.Descargas
Citas
COSTA, Helouise. Waldemar Cordeiro e a fotografia. In: Waldemar Cordeiro: a ruptura como metáfora. São Paulo: CosacNaify, Centro Universitário Maria Antônia da USP, 2002.
FABRIS, Annateresa. Montagem, fotografia, espelho: Waldemar Cordeiro depois do concretismo. PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais, v. 21, n. 35, ago. 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/73710. Acesso em: 03 fev. 2020.
MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Carta de Regina Silveira para Walter Zanini. 31 jul. 1969. Arquivo MAC-USP (FMACUSP 0067.004).
MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Carta de Regina Silveira para Walter Zanini. 14 maio 1972. Arquivo MAC-USP (FMACUSP 0079.006).
MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Carta de Regina Silveira para Walter Zanini. 24 out. 1972. Arquivo MAC-USP (FMACUSP 0079.006).
MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Carta de Regina Silveira para Walter Zanini. 22 abril 1973. Arquivo MAC-USP (FMACUSP 0130.003).
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. Tradução Constancia Egrejas. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2009.
SCARINCI, Carlos. Sem título. In: Regina Silveira: obra gráfica 71-77: catálogo de exposição artística de Regina Silveira. Porto Alegre, Pinacoteca do Instituto de Artes da Universidade do Rio Grande do Sul, 19 jun./04 jul. 1978.
SILVA, Daniela Maura Abdel Nour Ribeiro da. A fotografia na arte contemporânea e o terreno da ficção: Regina Silveira e Carlos Fadon Vicente. 2015. Tese (Doutorado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. Disponível em:http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-11012016-124401/. Acesso em: 20 jan. 2020.
SILVEIRA, Regina. Middle Class & Co. Revista Comunicações e Artes – Escola de Comunicações e Artes/Universidade de São Paulo. São Paulo, n. 7, p. 181-187, 1977.
SILVEIRA, Regina. Julio Plaza por Regina Silveira. In: BARCELLOS, Vera Chaves. (Org.). Julio Plaza, POEITICA, tradução de Helena Dorfman, Maria Margarita Kremer, Baltazar Pereira. Porto Alegre: Fundação Vera Chaves Barcellos, 2013.
SILVEIRA, Regina. Regina Silveira: entrevista. Entrevistadora: Daniela Maura Ribeiro. E-mail. São Paulo, 09 jul. 2014. Disponível em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-11012016-124401/. Acesso em: 20 jan. 2020.
SOUSA, Jorge Pedro. Uma história crítica do fotojornalismo ocidental. Chapecó: Grifos; Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2000.
YORDÁN, Jorge Morales. Desarrollo político y pobreza. San Juan: Editorial Cordillera, 1971.
ZANINI, Walter. Regina Silveira e as novas poéticas. In: Regina Silveira: obra gráfica 71-77: catálogo de exposição. Porto Alegre: Pinacoteca do Instituto de Artes da Universidade do Rio Grande do Sul, 19 jun./04 de jul. 1978.
ZANINI, Walter. A aliança da ordem com a magia. In: MORAES, Angélica. (Org.). Regina Silveira: Cartografias da sombra. EDUSP: São Paulo, 1995.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Domínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.