Fotografias na Praça: A produção e os usos das fotografias de atestação nos ex-votos de romeiros em Aparecida (SP)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2019v13n25p40Palabras clave:
Fotografia, Catolicismo, Aparecida, Romeiro.Resumen
Este trabalho se propõe a analisar um conjunto de imagens fotográficas coletadas em acervos de famílias de moradores da região norte do Município de Londrina (PR) entre os anos de 2009 e 2013, cujo tema remete as poses retratadas no Santuário Nacional de Aparecida (SP) entre os anos de 1940 e 1980. A análise presente neste artigo concentra-se na rede produtora das imagens, sua circulação e a produção de sentidos. Delimitada em um recorte histórico que objetiva examinar tanto as redes como os indivíduos responsáveis pela construção e manutenção do olhar fotográfico sobre os espaços de fé no Santuário de Aparecida (SP).
Descargas
Citas
BARROS, José Márcio. Cultura, Memória e Identidade: Contribuições ao Debate. Cadernos de História, Belo Horizonte, v.4, n.5, dez./99.
BRUSTOLONI, Pe. Júlio. A Senhora da Conceição Aparecida: História da Imagem, da Capela e das Romarias. Aparecida: Editora Santuário, 1979.
CORDEIRO, Maria Paula Jacinto. Entre chegadas e partidas: dinâmicas
das romarias em Juazeiro do Norte. 2010, Tese (Doutorado em Sociologia) Universidade Federal do Ceará: Fortaleza.
CALVELLI, Haudrey G. A “Santiago de Compostela” brasileira: Religião,
turismo e consumo na peregrinação pelo Caminho da Fé. 2006, Tese
(Doutorado em Ciências da Religião) Universidade Federal de Juiz de
Fora: Juiz de Fora, MG.
ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano: a essência das religiões. São
Paulo: Edições Livros do Brasil, 2001.
JESUS, Elivaldo Souza de. Gente de promessa, reza e romaria:
experiências devocionais na ruralidade do Recôncavo Sul da Bahia
(1940-1980). 2006, Dissertação (Mestrado em História). Universidade
Federal da Bahia: Salvador.
MARTINS, José de S. Sociologia da Fotografia e da Imagem. São Paulo, Contexto, 2009.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra. Memória e cultura material: documentos pessoais no espaço público. Seminário Internacional sobre Arquivos Pessoais, Rio/São Paulo, CPDOC/FGV-IEB/USP, 1997.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra. Rumo a uma “História Visual”. O imaginário poético nas Ciências Sociais. orgs. José de Souza Martins, Cornelia Eckert e Sylvia Caiuby Novaes. Bauru -SP, Edusc, 2005.
MENEZES, Renata de Castro. A Dinâmica do Sagrado: Rituais,
Sociabilidade e Santidade num Convento do Rio de Janeiro. Rio de
Janeiro: Relume Dumaré / UFRJ, 2004.
MORENO, Júlio César. A ação do Santuário Nacional de Aparecida e o
fomento do Turismo Religioso. 2009, Tese (Ciências da Comunicação).
São Paulo: Universidade de São Paulo.
SCHAPOCHNIK, Nelson. Cartões-postais, Álbuns de Família e Ícones da Intimidade. In: História da Vida Privada no Brasil volume 3 / coordenador geral da coleção Fernando de Novais; organização do volume Nicolau Sevchenko. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
SEGALA, Lygia. Fotógrafos e retratos de romeiros no Santuário Nacional de Aparecida. MHN. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional–Biblioteca Virtual, volume 32, 2000.
ZALUAR, Alba. Os Homens de Deus: um estudo dos santos e das festas no catolicismo popular. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Domínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.