O Glam Rock brasileiro: moda e comportamento andrógino na década de 1970

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2019v13n25p65

Palavras-chave:

Androginia, Glam Rock, Moda.

Resumo

A presente pesquisa analisa Moda e comportamento relacionado à androginia do gênero musical Glam rock, surgido na Inglaterra no final dos anos 1960, como uma provocação à estética naturalista hippie. Por meio de pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico documental (documentários, impressos alternativos de época e peças publicitárias), analisaremos num primeiro momento a estética andrógina inerente ao Glam Rock que ganhou visibilidade com astros a exemplo de David Bowie, Marc Bolan e Lou Reed. Posteriormente, perscrutaremos a referida estética no Brasil, expressa por artistas como Ney Matogrosso, Edy Star e o grupo teatral Dzi Croquettes que escandalizaram o público brasileiro em tempos de ditadura militar com suas performances viscerais e figurinos extravagantes, transcendendo as fronteiras entre o feminino e o masculino. O Glam rock criou uma identidade rebelde através do corpo e da androginia, subvertendo ideias estabelecidas na vida e na Moda.

Biografia do Autor

Patrícia Marcondes de Barros, Universidade Estadual Paulista

Professora no Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina. Pós Doutora na linha de pesquisa “Literatura, Cultura e Tradução” (Universidade Federal de Pelotas-UFPEL), Doutora e Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista.

Referências

ANAZ, Sílvio. O que é Rock. São Paulo: Pop Books, 2013.

ARRABAL, José. Anos 70: Momentos decisivos da arrancada. In: NOVAES, Adauto (org.). Anos 70: Ainda sob a tempestade. Rio de Janeiro, Aeroplano: Editora Senac, 2005.

AVELAR, Suzana. Moda: globalização e novas tecnologias. 2. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2011.

BARROS, Patrícia Marcondes de. A Revolução Sexual nos anos 70 e o pensamento contracultural de Rosie Marie Muraro. Revista NUPEM, Campo Mourão, v. 9, n. 18, p. 98-108, set./dez. 2017.

BARROS, Patrícia Marcondes de. Tropicália: contracultura, moda e comportamento em fins da década de 60. Revista Dobras, São Paulo, v. 9, n. 20, 2016. Disponível em:
https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/482 Acesso em 10/04/2020.

BROWN, Norman O. Loves Body. New York: Vintage Books, 1966.

BROWN. A vida contra a morte: o sentido psicanalítico da História. Tradução de Nathanael C. Caixeiro. Petrópolis: Vozes, 1972.

BARTHES, Rolland. Imagem e moda. São Paulo: Martins Fontes, 2005. v. 3: Inéditos.

CALANCA, Daniela. História Social da Moda. São Paulo: Senac, 2008.

CIDREIRA, Renata Pitombo. A Moda nos anos 60/70: comportamento, aparência e estilo. Recôncavos: Revista do Centro de Artes, Humanidades e Letras, v. 2, n.1, p.35-44, 2008.

CIDREIRA, Renata Pitombo. Estilo, Moda e Consumo: Por uma poética do precário. In V ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2009, Salvador. Anais do quinto Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Salvador: UFBA, 2009. Disponível em:http://www.cult.ufba.br/enecult2009/19637-4.pdf Acesso em: 01/10/2019.

COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1989.

CONRAD, Gerson. Meteórico fenômeno. São Paulo: Anadarco, 2013.

Documentário DziCroquettes será apresentado no Bosque do Sesc Thermas. G1 Globo.com. Disponível em: http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2016/07/documentario-dzi-croquettes-e-apresentado-no-cine-bosque-dialogos.html Acesso em: 9 out. 2019.

DIAS, Lucy. Anos 70: enquanto corria a barca. Editora Senac São Paulo, 2003.

DZI Croquettes. TRIA Productions, Canal Brasil. Direção e roteiro Tatiana Issa e Raphael Alvarez. 2009. Brasil. p&b / cor, 110 min.

Erasmo e Roberto Carlos. Claustrofobia. SweetEdy. [Brasil]. Som Livre, 1974

GOFFMAN, Ken; JOY, Dan. A contracultura através dos tempos: do mito de Prometeu a cultura digital. Trad. Alexandre Martins. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007.

GONÇALVES, Daniel José. O desbunde como manifestação política: a identidade de gênero na obra de Ana Cristina César. 2008. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2008.

GRUDA, Mateus Pranzetti Paul.Dândi e Flâneur: Modos de subjetivação da modernidade e os Mods ingleses. Revista Psicologia em Estudo, Maringá, v.22, n. 4, p.517-527, out./dez. 2017.

HOLLANDA, Heloísa B. e GONÇALVES, Marcos A. Cultura e participação nos anos 60. 3. ed. São Paulo, Brasiliense, 1984.

JARY. Homem não é homem, mulhomem. Mulher não é mulher, homulher (entrevista com Rose Marie Muraro). Bondinho, São Paulo, p.45, abr. 1972.

LIPOVETSKY, Gilles. O Império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

MACIEL, Luiz Carlos. A perfeição do andrógino. 5. ed. Rio de Janeiro: Flor do Mal, 1971.

MACIEL, Luiz Carlos. Terceira Geração. Rock: A História e a Glória, Rio de Janeiro, n. 15, p. 11, 1976.

MAFFESOLI, Michel. No fundo das aparências. Tradução: Nizia Villaça. Rio de Janeiro, Editora Vozes Ltda, 1996.

MAUS, Stephan. Necessidades e desejos de um corpo andrógino: um olhar no vestuário de Moda. 2016. Dissertação (Mestrado em têxtil e Moda) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

MICK TED, Bowiemania. Revista Rolling Stone. Rio de Janeiro, p. 9, ano 1, 1972.

MOREIRA, Júlia. DziCroquettes: A história do polêmico grupo é relembrada e eternizada em documentário premiado. 2010. Disponível em: http://revistadehistoria.com.br/secao/reportagem/dzi-croquettes. Acesso em 19 set.2017.

MULLER, Luiza. A guerrilha estética de secos e molhados como semiótica micropolítica. Temática, Paraíba. v.13, n. 3, p.250-267. Mar.2017. Disponível em http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/33409/17283 Acesso em: 01/10/2018.

MURARO, Rose Marie. Feminismo e Androginia. Rolling Stone, Rio de Janeiro, n. 3, p.06-07, fev.1972,.

ENTENDA MELHOR-David Bowie- “The Rise and Fall of Ziggy Stardust”. Site Plano Crítico. Pará, 14 de novembro de 2015. Disponível em: http://www.planocritico.com/entenda-melhor-the-rise-and-fall-of-ziggy-stardust-david-bowie/ Acesso em: 19 set. 2017.

Piau e Sérgio Natureza. Bem entendido. SweetEdy. [Brasil]. Som Livre, 1974.

PINEDA, Dailza. Operação Ensaio: Por uma estética da resistência. TransForm. Psicol. (Online), São Paulo, v. 3, n. 1, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?cript=sci_arttext&pid=S2176106X2010000100003&lng=pt&nrm=iso Acesso em: 8 out. 2018.

PIVA, Roberto. Roberto Piva: um paulistano desvairado. Revista Rolling Stone, Rio de Janeiro, n. 3, p. 13, 29 fev.1972.

RILKE. Cartas a um jovem poeta. Flor do Mal, Rio de Janeiro, jun.1971

SINGER, June. Androginia: rumo a uma nova teoria da sexualidade. São Paulo: Cultrix, 1990.

TOLEDO, Ricardo Emílio. Corpo e cultura: um estudo sobre a arte do grupo “DziCroquettes”. 2015. 99f. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física) - UNESP, Rio Claro, 2015.

Tyrannosaurus Rex. Children Of The Revolution. Children of the Revolution [Inglaterra]. EMI,1972.

VARGAS, Herom. Secos & Molhados: experimentalismo, mídia e performance. In XVIII ENCONTRO DA COMPÓS, 1 8, 2010, Rio de Janeiro. Anais ... Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2010.

VELVET Goldmine. Produção: ‎Christine Vachon‎; ‎Michael Stipe‎. Suécia. 1998. 1 bobina cinematográfica (2h7m), son., color.

VICENTE, Gil. Ser criança, namorar, passear. Rio de Janeiro: Flor do Mal, 1971.

Downloads

Publicado

2020-04-20

Como Citar

Barros, P. M. de. (2020). O Glam Rock brasileiro: moda e comportamento andrógino na década de 1970. Domínios Da Imagem, 13(25), 65–88. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2019v13n25p65

Edição

Seção

Artigos gerais