A utilização da hipermídia QR Code como recurso interdisciplinar no livro “Oficina de História” Using QR Code Hypermedia as a Resource interdisciplinary work in the book “History Workshop”
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2019v13n25p25Palabras clave:
Livro Didático, Tecnologias, QR Code, Aprendizagem.Resumen
Este artigo busca investigar as possibilidades encontradas nos recursos didáticos de QR Code apresentados no livro “Oficina de História 1” e como eles podem ser utilizados interdisciplinarmente em sala de aula. O livro pesquisado faz parte do material didático dos estudantes do Ensino Médio da EEMTI Governador César Carls de Oliveira Filho do Município de Quixadá-CE. Para a análise utilizaremos conceitos de Memória, Documento e Monumento de Jaques Le Goff (1990), situando os usos do Livro Didático e o ensino de História no Brasil, segundo Décio Gatti Júnior (2004), e os aspectos socioculturais das tecnologias móveis de comunicação no Brasil (PELLANDA, 2009). A partir desses conceitos, foi possível abordar de forma crítica a utilização dos recursos pedagógicos interdisciplinares sugeridos pelo livro didático “Oficina de História 1” (LORIERI, 2010). Concluímos que as ferramentas de QR Code apresentadas pelo livro beneficiam a aprendizagem global do estudante.Descargas
Citas
CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa. São Paulo v.30, n.3, p. 549-566, set./dez. 2004.
GATTI JUNIOR, Décio. A escrita escolar da história: livro didático e ensino no Brasil (1970-1990). Bauru- SP : Edusc ; Uberlândia MG : Edufu, 2004.
GOFF, Jacques Le. História e Memória. Campinas, SP Editora da UNICAMP,1990. Disponível em:
https://www.ufrb.edu.br/ppgcom/images/Hist%C3%B3ria-e-Mem%C3%B3ria.pdf. Acesso em: 08 ago de 2019.
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologias e vida social na cultura
contemporânea. Editora Sulina. 4. ed., Porto Alegre, 2008.
LIMA, Mariana. Brasil já tem mais de um smartphone ativo por habitante, diz estudo da FGV. Estadão. Disponível em
https://link.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-ja-tem-mais-de-umsmartphone-ativo-por-habitante-diz-estudo-da-fgv,70002275238. Acesso em: 24 jul. 2019.
LORIERI, Marcos Antônio. Complexidade, Interdisciplinaridade,
Transdisciplinaridade e Formação de Professores. Notandum. 2010.
MARCONDES, Marli. História e informática: O uso da hipermídia no resgate da História da "Estrada de Ferro Funilense". Disponível em
http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/284154/1/Marcondes_MarliAparecida_M.pdf. Acesso em 7 ago. 2019
PATAH, Rodrigo. O boom dos smartphones e seu impacto no
comportamento do consumidor. Mindminers. Disponível em
https://mindminers.com/blog/pesquisa-mobile/. Acesso em: 07 ago. 2019.
PELLANDA, Eduardo Campos. Comunicação Móvel no Contexto Brasileiro. Comunicação e Mobilidade: aspectos socioculturais de comunicação no Brasil. André Lemos, Fábio Josgrilberd organizadores. Salvador: EDUFBA, 2009. Disponível em
http://poscom.ufba.br/arquivos/livro_Comunicacao_Mobilidade_AndreLemos.pdf. Acesso em 7 ago. 2019.
RIBAS, Ana Carolina; OLIVEIRA, Bianca Soares; GUBAUA, Camila Aparecida; REIS, Gisele da Rocha; CONTRERAS, Humberto Silvano Herrera. O uso do aplicativo QR Code como recurso pedagógico no Processo de Ensino e Aprendizagem. Revista Pedagogia, 2017. Disponível em: http://www.opet.com.br/faculdade/revista-pedagogia/pdf/n14/n14-artigo-2-O-USO-DO-APLICATIVO-QR-CODE.pdf. Acesso em: 7 ago de 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Domínios da ImagemDomínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.