Domenico Cresti (Passignano) e a representação imagética da Lua galileana
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2018v12n22p90Palabras clave:
Lua galileana, Domenico Cresti, Arte e Ciência.Resumen
Esta pesquisa reporta-se a representação imagética da Lua da obra Virgem da Imaculada Conceição com Santos e Anjos (1611) de Domenico Cresti (Passignano). Nosso objetivo é defender essa representação como a segunda Lua galileana, ou seja, uma Lua craterada como apresentada Galileo Galilei em sua obra Sidereus nuncius (1610). Passignano era amigo do artista Lodovico Cardi (Cigoli), ambos realizavam pinturas da Igreja Santa Maria Maggiore (local onde se encontra a primeira Lua craterada). Cigoli correspondia-se com Galileo e trocava informações sobre as observações que ele e Passignano realizavam. Para apresentar esse debate apresentaremos a vida e obra de Passignano, sua relação com Cigoli e Galileu e, por fim, uma análise imagética da sua Lua aos pés da Imaculada Conceição. Utilizaremos como referencial teórico Panofsky (2007) e Bredekamp (2015). A pesquisa compõe-se de pesquisa bibliográfica e imagética e ao final defenderá a possiblidade de Passignano representar a Lua galileana. Passignano, Cigoli e Galilei possibilitam o entendimento da relação existente entre as áreas de Arte e Ciência no Renascimento.Descargas
Citas
BENJAMIN, W. Origem do drama trágico alemão. Trad. João Barrento. Belo Horizonte: autêntica, 2011.
BREDEKAMP, H. Teoria do Acto Icônico. Trad. Artur Morão. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 2015.
CATOLICISMO ROMANO. As cores nos paramentos litúrgicos e seus significados. s/data. Disponível em: http://www.catolicismoromano.com.br/content/view/1793/29/. Acesso em 11 set. 2017.
FEDERICO ZUCCARI. Ascenção de Cristo ao céu. Século XVI Afresco. Igreja Santa Maria Del Fiori, Florença. Disponível em: https://it.wikipedia.org/wiki/File:Firenze.Duomo.dome04.JPG. Acesso em: 21 mar 2017.
LASINIO, C. Retrato de Domenco Cresti (Passignano). 1790-1794. 16x21 cm. Gravura colorida. Disponível em: ttps://commons.wikimedia.org/wiki/File:Domenico_cresti-ritratto.jpg. Acesso em: 21 mar 2017.
MACCHIETTI, G. Assunção da Virgem.1577-78. São Clementte a Sociana (Reggello). Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Girolamo_macchietti_e_bottega,_assunzione_della_vergine,_1577-78,_da_s._clemente_a_sociana_(reggello),_01.JPG>. Acesso em: 21 mar 2017.
MURAD, A. Maria toda de Deus e tão humana. Compêndio de Mariologia. São Paulo: Paulinas, 2012.
NALDINI, G. B. Banho de Barsheba. Século XVI. Óleo sobre tela, 182x150 cm. Museu Hermitage. San Peterburgo. Diponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/dc/Giovan_battista_n. Acesso em: 21 mar. de 2017.
NEVES, M. C. D., SILVA, J. A. P; NARDI, R. O carteggio Cigoli-Galileo: a troca de correspondência entre o artista de Florença e o físico de Pisa, Maringá: EDUEM, 2015.
PANOFSKY. E, Significado nas Artes Visuais. Trad. M. C. F. Keese e J. Guinsburg 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.
PASSIGNANO, D. C. (Passignano). Ressurreição. 1600-25. Óleo sobre tela, 112x70 cm. Museu Vaticano. Roma. Disponível em: . Acesso em 21 de mar de 2017.
PASSIGNANO, D. C. Aparição de Cristo Ressuscitado a Maria Madalena. 1616. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:S.michele-passignano.jpg. Acesso em: 21 mar. 2017.
PASSIGNANO, D. C. Aparição do arcanjo Miguell no Monte Gargano. 1602. Óleo sobre tela. San Michele. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Passignano,_assunta,_1610-14,_01.JPG. Acesso em: 21 mar. 2017.
PASSIGNANO, D. C. Assunta. 1610-1614. Duomo, Livorno. Disponível em:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Passignano_(attr.),_ecce_homo,_da_donazione_lisi.JPG>. Acesso em: 21 mar. 2017.
PASSIGNANO, D. C. Ecce homo. Século XVII. Óleo sobre madeira. Museu Diocesano de San Miniato. Disponível em: . Acesso em 21 de mar. de 2017.
PASSIGNANO, D. C. Funeral de Santo Antonio. 1589. Capela Salviati. Convento São Marco, Florença. Disponível em: http://www.abcfirenze.com/GalleriaFotografica.asp?tipo=M&RicM=18&Foto=SanMarco-D2.jpg. Acesso em: 21 de mar de 2017.
PASSIGNANO, D. C. Retrato de Galileo Galilei. (uma das versões). 1642. Disponível em: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Galileo_by_Passignano.jpg. Acesso em: 10 nov de 2011.
PASSIGNANO, D. Crestti. Assunção de Maria. 1592. Igreja de San Bartolomeo, Monte Oliveto (Florença). Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:San_bartolomeo_a_monte_oliveto,_int.,_passignano,_assunzione_di_maria,_1592,_02.JPG. Acesso em: 21 de mar de 2017.
RODINÒ, S. P. V. Cresti, Domenico, detto in Passignano. Dizionario Biografico degli Otaliani. v. 30, 1984. Disponível em: http://www.treccani.it/enciclopedia/cresti-domenico-detto-ilpassignano_%28Dizionario-Biografico%29/>. Acesso em: 21 de mar de 2017.
SILVA, J. A. P. e DANHONI NEVES, M. C. O Codex Cigoli-Galileo: Ciência, Arte e Religião num enigma copernicano. Maringá: EDUEM, 2015.
TINTORETTO, J. Paraiso (detalhe). 1582-1597. Palácio Ducale, Veneza. Disponivel em: Acesso em: 21 de mar de 2017.
VATICANO. Catecimo da Igreja Católica. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Domínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.