Fotografia como objeto de memória: produto técnico e suporte ideológico na conformação do homem ocidental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n2p101

Palabras clave:

Fotografia, Memória, Emoção, Indivíduo moderno.

Resumen

Este ensaio pretende entender o fascínio que a fotografia proporciona enquanto objeto de memória. Vista como duplo do real, a fotografia é apresentada como o real reproduzido. Como uma cópia que tem o poder de apropriar o real referenciado pela definição atemporal de sua ação. Como um passado em revelação para o olhar que a observa, a fotografia parece, então, realizar sua utopia de produtora da memória.

Biografía del autor/a

Mauro Guilherme Pinheiro Koury, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Citas

ARENDT, Hannah. Vies Politiques. Paris: Gallimard. 1974.

AUMONT, J. A Imagem. São Paulo: Papirus Editora. 1993.

BARTHES, Roland. La chambre claire. Paris: Seuil. 1980.

BAZIN, Andre. Ontologie de l’image photographique. Qu’est ce que le cinéma?. Vol.1. Paris: CERF. 1958.

BENJAMIN, Walter. O Narrador: considerações sobre a obra de Nicolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 197- 221. (Obras Escolhidas; v. 1).

BOURDIEU, Pierre. Un art moyen: essai sur les usages sociaux de la photographie. Paris: Minuit. 1978.

DUBOIS, Phillipe. O ato fotográfico. Campinas: Papirus. 1984.

DUMONT, Louis. O individualismo: uma perspectiva antropológica da ideologia moderna. Rio de Janeiro: Rocco. 1985.

GILARDI, Aldo. Storia sociale della fotografia. Milão: Feltrinelli. 1976.

JEFFREY, Ian. Photography: a concise history. New York: Oxford University Press. 1981.

KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro. Imagens & Ciências Sociais. João Pessoa: Editora Universitária. 1998.

KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro. Sociologia da Emoção. Petrópolis: Vozes, 2003.

MACHADO, Arlindo. A ilusão especular: introdução à fotografia. São Paulo: Brasiliense. 1984.

PANOFSKY, Erwin. La perspectiva como forma simbólica. Barcelona: Tusquets. 1973.

SONTAG, Susan. On Photography. Midleses: Penguin Books. 1977.

Publicado

2014-07-31

Cómo citar

Koury, M. G. P. (2014). Fotografia como objeto de memória: produto técnico e suporte ideológico na conformação do homem ocidental. Domínios Da Imagem, 2(2), 101–106. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n2p101

Número

Sección

Artigos gerais