Arte e conceito em Marchel Duchamp: uma redefinição do espaço, do objeto e do sujeito artísticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n2p77

Palavras-chave:

Arte moderna, Marcel Duchamp, Arte e conceito

Resumo

Este artigo busca esclarecer e discutir a obra de Marcel Duchamp na primeira metade do século XX, examinando uma questão mais específica: a relação entre Arte e Conceito nesta produção artística, atentando neste caso para os modos como a redefinição do espaço artístico e do objeto artístico terminam por propor uma nova noção de Arte e uma nova noção de Artista.

Biografia do Autor

José D'Assunção Barros, Universidade Federal Fluminense (UFF).

Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Referências

ARCHER, Michael. O Campo Expandido. In: ARCHER, Michael. Arte Contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2001. p. 61-116.

AYALA, Walmir. Duchamp. Ventura, Rio de Janeiro, n. 2, p. 8-12, dez./fev 1987/1988.

CABANNE, Pierre. Entretiens avec Marcel Duchamp. Paris: Belfond, 1967 [traduzido como Marcel Duchamp: Engenheiro do Tempo Perdido. São Paulo: Perspectiva, 2002.

CARADEC, François. Raymond Roussel. London: Atlas Press, 1997.

CARADEC, François et all. Magazine littéraire, n. 410, Ju. 2002. Dossier Raymond Roussel et les excentriques.

DA VINCI, Leonardo. Tratado de la Pintura y Del Paisag: Sombra y Luz. Buenos Aires: Colección Austral, 1944.

DUCHAMP, Marcel. O Ato Criador. In: BATTCOK, G. (org.). A nova arte. São Paulo: Perspectiva. 1975.

DUCHAMP, Marcel. Notes and projects for the Large Glass. Selected, ordered and with an introduction by Arturo Schwarz. Translated by George H. Hamilton, Cleve Gery and Arturo Schwarz. New York-London, 1969.

DUCHAMP, Marcel. Escritos. Duchamp du Signe (1975). Barcelona: Gustavo Gili, 1978

FABRINI, Ricardo Nascimento. O Espaço de Lygia Clark. São Paulo: Atlas, 1994.

FONTANILLE, Jacques. Máquinas, próteses e impressões: o corpo pós-moderno (a propósito de Marcel Duchamp). Revista de Comunicação e Linguagens, Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, n. 29, p. 235-254, Maio 2001.

FORD, Mark. Raymond Roussel and the Republic of Dreams. London: Faber, 2000.

FOUCAULT, Michel. Death and the Labyrinth: The World of Raymond Roussel. New York: Doubleday, 1966.

GILBERT-ROLFE, Jeremy. The impressionist revolution and Duchamp’s myopia. Arts Magazine, set. 1988.

GREENBERG. Clement Greenberg e o Debate Crítico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

GREENBERG, Clement. Arte e Cultura: ensaios críticos. São Paulo: Editora Ática, 2001.

GULLAR Ferreira. O quadro e o objeto. In: GULLAR Ferreira. Argumentação contra a Morte da Arte. São Paulo: Revan, 1977.

HARNONCOURT, Anne d’. Marcel Duchamp. Nova York: Kynaston MacShine, 1973.

HENDERSON, Linda Dalrymple. “Etherial bride and mechanical bachelors: Science and allegory in Marcel Duchamp’s Large Glass” in Configurations, 4.1, 1996.

HOLTON, Gerald. Henri Poincaré, Marcel Duchamp and innovation. Science and Art, Cambridge, v. 34, n. 2, p. 127- 134, 2001.

JANIS, Mink. Marcel Duchamp: a arte como contra-arte. Köln: Taschen, 1996.

KRAUSS, Rosalind E. Formas de ready-made: Duchamp e Brancusi. In: KRAUSS, Rosalind E. Caminhos da escultura moderna. São Paulo, Martins Fontes, 1998. p.85- 126.

KRAUSS, Rosalind. The Picasso Papers. New York: Farrar, Straus and Giroux, 1998.

KOSUTH, Joseph. Arte depois da filosofia. Malasartes, Rio de Janeiro, n.1, set./nov. 1975.

KOSUTH, Joseph. Joseph Kosuth: The Making of Meaning. Selected Writings and Documentation of Investigations on Art since 1965. Stuttgart: Staatsgalerie, 1981.

PAZ, Otávio. Marcel Duchamp ou O Castela da Pureza. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1997.

PEDROSA, Mário. Panorama da Pintura Moderna. In: Arte, Forma e Personalidade, São Paulo: Kairos, 1979.

POGGI, Christine. In Defiance of Painting: Cubism, Futurism, and the Invention of Collage. New Haven and London: Yale University Press, 1992.

ROUSSEL, Raymond. Novas Impressões da África. Lisboa: Fenda, 1988.

TOMKINS, Calvin. Duchamp: uma biografia. São Paulo: Cosac e Naify, 2004.

WEISS, Jeffrey. The Popular Culture of Modern Art: Picasso, Duchamp, and Avant-Gardism. New Haven: Yale University Press, 1994.

Downloads

Publicado

2014-07-31

Como Citar

Barros, J. D. (2014). Arte e conceito em Marchel Duchamp: uma redefinição do espaço, do objeto e do sujeito artísticos. Domínios Da Imagem, 2(2), 77–88. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n2p77

Edição

Seção

Artigos gerais