Arte e conceito em Marchel Duchamp: uma redefinição do espaço, do objeto e do sujeito artísticos
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n2p77Palabras clave:
Arte moderna, Marcel Duchamp, Arte e conceitoResumen
Este artigo busca esclarecer e discutir a obra de Marcel Duchamp na primeira metade do século XX, examinando uma questão mais específica: a relação entre Arte e Conceito nesta produção artística, atentando neste caso para os modos como a redefinição do espaço artístico e do objeto artístico terminam por propor uma nova noção de Arte e uma nova noção de Artista.
Descargas
Citas
AYALA, Walmir. Duchamp. Ventura, Rio de Janeiro, n. 2, p. 8-12, dez./fev 1987/1988.
CABANNE, Pierre. Entretiens avec Marcel Duchamp. Paris: Belfond, 1967 [traduzido como Marcel Duchamp: Engenheiro do Tempo Perdido. São Paulo: Perspectiva, 2002.
CARADEC, François. Raymond Roussel. London: Atlas Press, 1997.
CARADEC, François et all. Magazine littéraire, n. 410, Ju. 2002. Dossier Raymond Roussel et les excentriques.
DA VINCI, Leonardo. Tratado de la Pintura y Del Paisag: Sombra y Luz. Buenos Aires: Colección Austral, 1944.
DUCHAMP, Marcel. O Ato Criador. In: BATTCOK, G. (org.). A nova arte. São Paulo: Perspectiva. 1975.
DUCHAMP, Marcel. Notes and projects for the Large Glass. Selected, ordered and with an introduction by Arturo Schwarz. Translated by George H. Hamilton, Cleve Gery and Arturo Schwarz. New York-London, 1969.
DUCHAMP, Marcel. Escritos. Duchamp du Signe (1975). Barcelona: Gustavo Gili, 1978
FABRINI, Ricardo Nascimento. O Espaço de Lygia Clark. São Paulo: Atlas, 1994.
FONTANILLE, Jacques. Máquinas, próteses e impressões: o corpo pós-moderno (a propósito de Marcel Duchamp). Revista de Comunicação e Linguagens, Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, n. 29, p. 235-254, Maio 2001.
FORD, Mark. Raymond Roussel and the Republic of Dreams. London: Faber, 2000.
FOUCAULT, Michel. Death and the Labyrinth: The World of Raymond Roussel. New York: Doubleday, 1966.
GILBERT-ROLFE, Jeremy. The impressionist revolution and Duchamp's myopia. Arts Magazine, set. 1988.
GREENBERG. Clement Greenberg e o Debate Crítico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
GREENBERG, Clement. Arte e Cultura: ensaios críticos. São Paulo: Editora Ática, 2001.
GULLAR Ferreira. O quadro e o objeto. In: GULLAR Ferreira. Argumentação contra a Morte da Arte. São Paulo: Revan, 1977.
HARNONCOURT, Anne d'. Marcel Duchamp. Nova York: Kynaston MacShine, 1973.
HENDERSON, Linda Dalrymple. "Etherial bride and mechanical bachelors: Science and allegory in Marcel Duchamp's Large Glass" in Configurations, 4.1, 1996.
HOLTON, Gerald. Henri Poincaré, Marcel Duchamp and innovation. Science and Art, Cambridge, v. 34, n. 2, p. 127- 134, 2001.
JANIS, Mink. Marcel Duchamp: a arte como contra-arte. Köln: Taschen, 1996.
KRAUSS, Rosalind E. Formas de ready-made: Duchamp e Brancusi. In: KRAUSS, Rosalind E. Caminhos da escultura moderna. São Paulo, Martins Fontes, 1998. p.85- 126.
KRAUSS, Rosalind. The Picasso Papers. New York: Farrar, Straus and Giroux, 1998.
KOSUTH, Joseph. Arte depois da filosofia. Malasartes, Rio de Janeiro, n.1, set./nov. 1975.
KOSUTH, Joseph. Joseph Kosuth: The Making of Meaning. Selected Writings and Documentation of Investigations on Art since 1965. Stuttgart: Staatsgalerie, 1981.
PAZ, Otávio. Marcel Duchamp ou O Castela da Pureza. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1997.
PEDROSA, Mário. Panorama da Pintura Moderna. In: Arte, Forma e Personalidade, São Paulo: Kairos, 1979.
POGGI, Christine. In Defiance of Painting: Cubism, Futurism, and the Invention of Collage. New Haven and London: Yale University Press, 1992.
ROUSSEL, Raymond. Novas Impressões da África. Lisboa: Fenda, 1988.
TOMKINS, Calvin. Duchamp: uma biografia. São Paulo: Cosac e Naify, 2004.
WEISS, Jeffrey. The Popular Culture of Modern Art: Picasso, Duchamp, and Avant-Gardism. New Haven: Yale University Press, 1994.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2008 Domínios da ImagemDomínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.







Las obras de esta publicación tienen licencia Creative Commons.