Eduardo Coutinho, B-side

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2023v17n33p75

Keywords:

Documentário brasileiro, Eduardo Coutinho, Revisão crítica

Abstract

The paper investigates part of Eduardo Coutinhos's lesser-known works, highlighting some of their singularities, virtues and possible contradictions. They are: O Fio da Memória (1991), Volta Redonda - Memorial da Greve (1989) e Boca de Lixo (1992). At the same time, the study suggests that some themes and issues that will emerge in the director's future documentaries are already prefigured in these titles. Among them, we can mention: the preference for ambiguous characters and situations; the conflict between writing and oral tradition; the risk of the unplanned encounters; the devolution of the image as an ethic commitment; and the melancholy that permeates the world of work.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Laécio Ricardo de Aquino Rodrigues, Federal University of Pernambuco

Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas, professor associado do Departamento de Comunicação Social da UFPE e do seu programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM). É idealizador e um dos integrantes da equipe organizadora da Jornada de Estudos do Documentário (JED). Email: laecio.ricardo@ufpe.br. Orcid: https:/orcid.org/0000-0003-4539-646X.

References

BEZERRA, Claúdio. A personagem no documentário de Eduardo Coutinho. Campinas: Papirus, 2014

COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder - A inocência perdida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

GUIMARÃES, César. Os fios cortados da memória: invisibilidade e aparição dos povos negros. In: BRASIL, André; FURTADO, Beatriz; e PARENTE, André. (orgs). Imagem e exercício da liberdade - cinema, fotografia e artes. Fortaleza: Imprensa universitária UFC, 2020.

HAIDER, Asad. Mistaken identity - Race and class in the age of Trump. New York: Verso, 2018.

LIMA, Raphael Jonathas da Costa. A "reinvenção" de uma cidade industrial: Volta Redonda e o pós-privatização da Companhia Siderúrgica Nacional. Tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), do IFCS/UFRJ: Rio de Janeiro, 2010.

LINS, Consuelo. O documentário de Eduardo Coutinho. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

MACEDO, Valéria. Entrevista: Eduardo Coutinho e a Câmera da Dura Sorte. In: Revista Sexta-Feira, No. 2, 1998. Disponível em http://www.usp.br/revistasexta/ed_02.html [acesso em 30 de maio 2023]

MATTOS, Carlos Alberto. Eduardo Coutinho - O homem que caiu na real. Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira. Portugal, 2003.

MESQUITA, Cláudia; OLIVEIRA, Vinícius. Alianças audiovisuais em tempos sombrios: Eduardo Coutinho, o Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP) e os movimentos civis. In: Doc On-line, n. 28, setembro de 2020, pp. 78-96. Disponível em www.doc.ubi.pt [acesso em 14 de maio 2023]

OHATA, Milton. (org.). Eduardo Coutinho. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

PASCHOA, Yago Feitosa. O fio da memória - Encontros que tecem a educação das relações étnico-raciais. Dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFFRJ. Rio de Janeiro, 2019.

PEREIRA, Sérgio Martins. Sindicalismo e privatização: o caso da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), do IFCS/UFRJ: Rio de Janeiro, 2007.

RODRIGUES, Jaime. Fios de O fio da memória. In: Revista de História. São Paulo, FFLCH-USP, 1999, n. 141, pp 179-182. ISSN 0034-8309. Disponível em <http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/rh/n141/a13n141.pdf>. [acesso em 8 de junho 2023]

SCHWARZ, Roberto. O Fio da Meada. In: Novos Estudos CEBRAP, No 12, pp 31-34, São Paulo, junho de 2005.

SLENES, Robert W. Escravos, cartórios e desburocratização: O que Rui Barbosa não queimou será destruído agora? In: Revista Brasileira de História, v. 5, no 10, pp 166-196, março/agosto de 1985, São Paulo. Disponível em: https://www.anpuh.org/revistabrasileira/view?ID_REVISTA_BRASILEIRA=31 [acesso em 22 de abril de 2023]

SOUTO, Mariana. O operário e o trabalho no cinema documental brasileiro. In: Anais do XXIX Encontro Anual da Compós, junho de 2020. Disponível em: https://proceedings.science/compos/compos-2020/trabalhos/o-operario-e-o-trabalho-no-cinema-brasileiro-documental-uma-serie-historica?lang=pt-br. Acessado em 14 de novembro de 2022.

STRAUSS-Lévi, Claude. O pensamento selvagem. Campinas: Papirus, 1989.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. São Paulo: Editora Hucitec, 1998

Published

2023-12-01

How to Cite

de Aquino Rodrigues, L. R. (2023). Eduardo Coutinho, B-side. Domínios Da Imagem, 17(33), 75–108. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2023v17n33p75

Issue

Section

Artigos gerais