Eduardo Coutinho, lateral B

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2023v17n33p75

Palabras clave:

Documental brasileño, Eduardo Coutinho, Revisión crítica

Resumen

El ensayo revisa parte de la producción menos conocida de Eduardo Coutinho, destacando algunas de sus singularidades, virtudes y posibles contradicciones. Ellos son: O Fio da Memória (1991), Volta Redonda - Memorial da greve (1989) y Boca de Lixo (1992). Al mismo tiempo, el estudio sugiere que algunos temas y preguntas que surgirán en el futuro trabajo del director ya están prefigurados en estos títulos. Entre ellos podemos mencionar: la preferencia por personajes y situaciones ambiguas; el choque entre escritura y tradición oral; el riesgo derivado de encuentros inesperados; el retorno de la imagen como presupuesto ético; y la melancolía que impregna el mundo del trabajo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laécio Ricardo de Aquino Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas, professor associado do Departamento de Comunicação Social da UFPE e do seu programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM). É idealizador e um dos integrantes da equipe organizadora da Jornada de Estudos do Documentário (JED). Email: laecio.ricardo@ufpe.br. Orcid: https:/orcid.org/0000-0003-4539-646X.

Citas

BEZERRA, Claúdio. A personagem no documentário de Eduardo Coutinho. Campinas: Papirus, 2014

COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder – A inocência perdida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

GUIMARÃES, César. Os fios cortados da memória: invisibilidade e aparição dos povos negros. In: BRASIL, André; FURTADO, Beatriz; e PARENTE, André. (orgs). Imagem e exercício da liberdade - cinema, fotografia e artes. Fortaleza: Imprensa universitária UFC, 2020.

HAIDER, Asad. Mistaken identity - Race and class in the age of Trump. New York: Verso, 2018.

LIMA, Raphael Jonathas da Costa. A “reinvenção” de uma cidade industrial: Volta Redonda e o pós-privatização da Companhia Siderúrgica Nacional. Tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), do IFCS/UFRJ: Rio de Janeiro, 2010.

LINS, Consuelo. O documentário de Eduardo Coutinho. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

MACEDO, Valéria. Entrevista: Eduardo Coutinho e a Câmera da Dura Sorte. In: Revista Sexta-Feira, No. 2, 1998. Disponível em http://www.usp.br/revistasexta/ed_02.html [acesso em 30 de maio 2023]

MATTOS, Carlos Alberto. Eduardo Coutinho – O homem que caiu na real. Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira. Portugal, 2003.

MESQUITA, Cláudia; OLIVEIRA, Vinícius. Alianças audiovisuais em tempos sombrios: Eduardo Coutinho, o Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP) e os movimentos civis. In: Doc On-line, n. 28, setembro de 2020, pp. 78-96. Disponível em www.doc.ubi.pt [acesso em 14 de maio 2023]

OHATA, Milton. (org.). Eduardo Coutinho. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

PASCHOA, Yago Feitosa. O fio da memória - Encontros que tecem a educação das relações étnico-raciais. Dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFFRJ. Rio de Janeiro, 2019.

PEREIRA, Sérgio Martins. Sindicalismo e privatização: o caso da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), do IFCS/UFRJ: Rio de Janeiro, 2007.

RODRIGUES, Jaime. Fios de O fio da memória. In: Revista de História. São Paulo, FFLCH-USP, 1999, n. 141, pp 179-182. ISSN 0034-8309. Disponível em <http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/rh/n141/a13n141.pdf>. [acesso em 8 de junho 2023] DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i141p179-182

SCHWARZ, Roberto. O Fio da Meada. In: Novos Estudos CEBRAP, No 12, pp 31-34, São Paulo, junho de 2005.

SLENES, Robert W. Escravos, cartórios e desburocratização: O que Rui Barbosa não queimou será destruído agora? In: Revista Brasileira de História, v. 5, no 10, pp 166-196, março/agosto de 1985, São Paulo. Disponível em: https://www.anpuh.org/revistabrasileira/view?ID_REVISTA_BRASILEIRA=31 [acesso em 22 de abril de 2023]

SOUTO, Mariana. O operário e o trabalho no cinema documental brasileiro. In: Anais do XXIX Encontro Anual da Compós, junho de 2020. Disponível em: https://proceedings.science/compos/compos-2020/trabalhos/o-operario-e-o-trabalho-no-cinema-brasileiro-documental-uma-serie-historica?lang=pt-br. Acessado em 14 de novembro de 2022.

STRAUSS-Lévi, Claude. O pensamento selvagem. Campinas: Papirus, 1989.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. São Paulo: Editora Hucitec, 1998

Publicado

2023-12-01

Cómo citar

de Aquino Rodrigues, L. R. (2023). Eduardo Coutinho, lateral B. Domínios Da Imagem, 17(33), 75–108. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2023v17n33p75

Número

Sección

Artigos gerais