Fotografias na Praça: A produção e os usos das fotografias de atestação nos ex-votos de romeiros em Aparecida (SP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2019v13n25p40

Palavras-chave:

Fotografia, Catolicismo, Aparecida, Romeiro.

Resumo

Este trabalho se propõe a analisar um conjunto de imagens fotográficas coletadas em acervos de famílias de moradores da região norte do Município de Londrina (PR) entre os anos de 2009 e 2013, cujo tema remete as poses retratadas no Santuário Nacional de Aparecida (SP) entre os anos de 1940 e 1980. A análise presente neste artigo concentra-se na rede produtora das imagens, sua circulação e a produção de sentidos. Delimitada em um recorte histórico que objetiva examinar tanto as redes como os indivíduos responsáveis pela construção e manutenção do olhar fotográfico sobre os espaços de fé no Santuário de Aparecida (SP).

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

André Camargo Lopes, Universidade Estadual Paulista

Doutor em História e Sociedade pela UNESP/Assis. Professor da Rede Estadual de Ensino Básico do Estado do Paraná. Pesquisador educacional no mercado editorial. 

Carlos Alberto Sampaio Barbosa, Universidade Estadual Paulista

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, e pós-doutorado no Instituto de História do Centro de Ciências Humanas e Sociais do Consejo Superior de Investigaciones Científicas em Madri, Espanha. Professor de História da UNESP/Assis. 

Referências

BACZKO, Bronislaw. A Imaginação Social. Enciclopédia EINAUDI. Vol. 5. Lisboa/Portugal: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1985.

BARROS, José Márcio. Cultura, Memória e Identidade: Contribuições ao Debate. Cadernos de História, Belo Horizonte, v.4, n.5, dez./99.

BRUSTOLONI, Pe. Júlio. A Senhora da Conceição Aparecida: História da Imagem, da Capela e das Romarias. Aparecida: Editora Santuário, 1979.

CORDEIRO, Maria Paula Jacinto. Entre chegadas e partidas: dinâmicas
das romarias em Juazeiro do Norte. 2010, Tese (Doutorado em Sociologia) Universidade Federal do Ceará: Fortaleza.

CALVELLI, Haudrey G. A “Santiago de Compostela” brasileira: Religião,
turismo e consumo na peregrinação pelo Caminho da Fé. 2006, Tese
(Doutorado em Ciências da Religião) Universidade Federal de Juiz de
Fora: Juiz de Fora, MG.

ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano: a essência das religiões. São
Paulo: Edições Livros do Brasil, 2001.

JESUS, Elivaldo Souza de. Gente de promessa, reza e romaria:
experiências devocionais na ruralidade do Recôncavo Sul da Bahia
(1940-1980). 2006, Dissertação (Mestrado em História). Universidade
Federal da Bahia: Salvador.

MARTINS, José de S. Sociologia da Fotografia e da Imagem. São Paulo, Contexto, 2009.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra. Memória e cultura material: documentos pessoais no espaço público. Seminário Internacional sobre Arquivos Pessoais, Rio/São Paulo, CPDOC/FGV-IEB/USP, 1997.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra. Rumo a uma “História Visual”. O imaginário poético nas Ciências Sociais. orgs. José de Souza Martins, Cornelia Eckert e Sylvia Caiuby Novaes. Bauru -SP, Edusc, 2005.

MENEZES, Renata de Castro. A Dinâmica do Sagrado: Rituais,
Sociabilidade e Santidade num Convento do Rio de Janeiro. Rio de
Janeiro: Relume Dumaré / UFRJ, 2004.

MORENO, Júlio César. A ação do Santuário Nacional de Aparecida e o
fomento do Turismo Religioso. 2009, Tese (Ciências da Comunicação).
São Paulo: Universidade de São Paulo.

SCHAPOCHNIK, Nelson. Cartões-postais, Álbuns de Família e Ícones da Intimidade. In: História da Vida Privada no Brasil volume 3 / coordenador geral da coleção Fernando de Novais; organização do volume Nicolau Sevchenko. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

SEGALA, Lygia. Fotógrafos e retratos de romeiros no Santuário Nacional de Aparecida. MHN. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional–Biblioteca Virtual, volume 32, 2000.

ZALUAR, Alba. Os Homens de Deus: um estudo dos santos e das festas no catolicismo popular. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.

Downloads

Publicado

2020-04-20

Como Citar

Lopes, A. C., & Barbosa, C. A. S. (2020). Fotografias na Praça: A produção e os usos das fotografias de atestação nos ex-votos de romeiros em Aparecida (SP). Domínios Da Imagem, 13(25), 40–64. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2019v13n25p40

Edição

Seção

Artigos gerais