Deslocamentos de narrativas visuais: o arquivo fotográfico de Mário de Andrade como construtor do processo conceitual da exposição ID: retratos contemporâneos

Autores

  • Elly Rozo Ferrari Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2016v10n19p76

Palavras-chave:

Fotografia, Exposição, Arquivo-educação.

Resumo

Este artigo pretende apresentar o processo de idealização da exposição ID: retratos contemporâneos, tendo como proposta conceitual o diálogo entre as fotografias feitas por Mário de Andrade nos anos 20 e os retratos fotográficos na contemporaneidade, discutindo as relações de produção dessas imagens e memória.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elly Rozo Ferrari, Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo

Doutora – Serviço Educativo do IEB-USP. Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. 

Referências

AMARAL, Aracy. Aspectos da comunicação visual numa coleção de retratos. In: Retratos quase inocentes. MOURA, Carlos (org.). São Paulo: Nobel, 1983. p. 115-179.

ANDRADE, Mário. O turista aprendiz. Brasília: DF: Iphan, 2015.

BAUDRILLARD, Jean. A arte da desaparição. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997. BARTHES, Roland. A aula. 7ªed. São Paulo: Cultrix, 1996.

BENCHETRIT, Sarah; BEZERRA, Rafael; MAGALHÃES, Aline (orgs.). Museus e comunicação: exposição como objeto de estudo. RJ: Museu Histórico Nacional, 2010. p. 08-9.

CRUZ, Márcia O. Construção da identidade pessoal e do conhecimento: a narrativa no ensino de matemática. Dissertação. São Paulo: FEUSP, 2006.

FABRIS, Annateresa. Identidades Virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004.

FABRIS, Annateresa. O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas, v. 2. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2013.

HUYSSEN, Andreas. Memórias do modernismo. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997.

KOSSOY, Boris. Fotografia & história. 2ªed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo. Cotia: SP: Ateliê Editorial, 2007.

LOPEZ, Telê Ancona. As viagens e o fotógrafo. In: ANDRADE, Mário. Mário de Andrade Fotógrafo e Turista Aprendiz. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, 1993. p. 111.

MANINI, Miriam. Leitura de informações imagéticas: ajustes ainda necessários ao “novo” paradigma. In: MANINI, Miriam; MARQUES, Otacílio G.; MUNIZ, Nancy C. (ORG.S). Imagem, memória e informação. Brasília: Ícone Editora, 2010. p. 11-31.

ONFRAY, Michael. Teoria da imagem: poética da geografia. Porto Alegre: LP&M, 2009.

PERNIOLA, Mario. Contra a comunicação. São Leopoldo: UNISINOS, 2006.

PERNIOLA, Mario. Enigmas: o momento egípcio na sociedade e na arte. Lisboa: Bertrand Ed., 1994.

ROSSETI BATISTA, Marta; LIMA, Yone. Coleção Mário de Andrade: artes plásticas. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros da USP, 1984.

ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Ed. SENAC SP, 2009.

TOSTES, Vera Lúcia Bottrel. Museus e comunicação: as exposições como objeto de estudo. In: BENCHETRIT, Sarah; BEZERRA, Rafael; MAGALHÃES, Aline (ORGS.). Seminário Internacional Museus e comunicação. As exposições como objeto de estudo. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2010.

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

Ferrari, E. R. (2016). Deslocamentos de narrativas visuais: o arquivo fotográfico de Mário de Andrade como construtor do processo conceitual da exposição ID: retratos contemporâneos. Domínios Da Imagem, 10(19), 76–86. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2016v10n19p76

Edição

Seção

Artigos do dossiê