Deslocamentos de narrativas visuais: o arquivo fotográfico de Mário de Andrade como construtor do processo conceitual da exposição ID: retratos contemporâneos
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2016v10n19p76Palabras clave:
Fotografia, Exposição, Arquivo-educação.Resumen
Este artigo pretende apresentar o processo de idealização da exposição ID: retratos contemporâneos, tendo como proposta conceitual o diálogo entre as fotografias feitas por Mário de Andrade nos anos 20 e os retratos fotográficos na contemporaneidade, discutindo as relações de produção dessas imagens e memória.
Descargas
Citas
ANDRADE, Mário. O turista aprendiz. Brasília: DF: Iphan, 2015.
BAUDRILLARD, Jean. A arte da desaparição. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997. BARTHES, Roland. A aula. 7ªed. São Paulo: Cultrix, 1996.
BENCHETRIT, Sarah; BEZERRA, Rafael; MAGALHÃES, Aline (orgs.). Museus e comunicação: exposição como objeto de estudo. RJ: Museu Histórico Nacional, 2010. p. 08-9.
CRUZ, Márcia O. Construção da identidade pessoal e do conhecimento: a narrativa no ensino de matemática. Dissertação. São Paulo: FEUSP, 2006.
FABRIS, Annateresa. Identidades Virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004.
FABRIS, Annateresa. O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas, v. 2. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2013.
HUYSSEN, Andreas. Memórias do modernismo. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997.
KOSSOY, Boris. Fotografia & história. 2ªed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo. Cotia: SP: Ateliê Editorial, 2007.
LOPEZ, Telê Ancona. As viagens e o fotógrafo. In: ANDRADE, Mário. Mário de Andrade Fotógrafo e Turista Aprendiz. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, 1993. p. 111.
MANINI, Miriam. Leitura de informações imagéticas: ajustes ainda necessários ao "novo" paradigma. In: MANINI, Miriam; MARQUES, Otacílio G.; MUNIZ, Nancy C. (ORG.S). Imagem, memória e informação. Brasília: Ícone Editora, 2010. p. 11-31.
ONFRAY, Michael. Teoria da imagem: poética da geografia. Porto Alegre: LP&M, 2009.
PERNIOLA, Mario. Contra a comunicação. São Leopoldo: UNISINOS, 2006.
PERNIOLA, Mario. Enigmas: o momento egípcio na sociedade e na arte. Lisboa: Bertrand Ed., 1994.
ROSSETI BATISTA, Marta; LIMA, Yone. Coleção Mário de Andrade: artes plásticas. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros da USP, 1984.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Ed. SENAC SP, 2009.
TOSTES, Vera Lúcia Bottrel. Museus e comunicação: as exposições como objeto de estudo. In: BENCHETRIT, Sarah; BEZERRA, Rafael; MAGALHÃES, Aline (ORGS.). Seminário Internacional Museus e comunicação. As exposições como objeto de estudo. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Domínios da ImagemDomínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.







Las obras de esta publicación tienen licencia Creative Commons.