Deslocamentos de narrativas visuais: o arquivo fotográfico de Mário de Andrade como construtor do processo conceitual da exposição ID: retratos contemporâneos
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2016v10n19p76Palabras clave:
Fotografia, Exposição, Arquivo-educação.Resumen
Este artigo pretende apresentar o processo de idealização da exposição ID: retratos contemporâneos, tendo como proposta conceitual o diálogo entre as fotografias feitas por Mário de Andrade nos anos 20 e os retratos fotográficos na contemporaneidade, discutindo as relações de produção dessas imagens e memória.
Descargas
Citas
ANDRADE, Mário. O turista aprendiz. Brasília: DF: Iphan, 2015.
BAUDRILLARD, Jean. A arte da desaparição. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997. BARTHES, Roland. A aula. 7ªed. São Paulo: Cultrix, 1996.
BENCHETRIT, Sarah; BEZERRA, Rafael; MAGALHÃES, Aline (orgs.). Museus e comunicação: exposição como objeto de estudo. RJ: Museu Histórico Nacional, 2010. p. 08-9.
CRUZ, Márcia O. Construção da identidade pessoal e do conhecimento: a narrativa no ensino de matemática. Dissertação. São Paulo: FEUSP, 2006.
FABRIS, Annateresa. Identidades Virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004.
FABRIS, Annateresa. O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas, v. 2. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2013.
HUYSSEN, Andreas. Memórias do modernismo. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997.
KOSSOY, Boris. Fotografia & história. 2ªed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo. Cotia: SP: Ateliê Editorial, 2007.
LOPEZ, Telê Ancona. As viagens e o fotógrafo. In: ANDRADE, Mário. Mário de Andrade Fotógrafo e Turista Aprendiz. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, 1993. p. 111.
MANINI, Miriam. Leitura de informações imagéticas: ajustes ainda necessários ao “novo” paradigma. In: MANINI, Miriam; MARQUES, Otacílio G.; MUNIZ, Nancy C. (ORG.S). Imagem, memória e informação. Brasília: Ícone Editora, 2010. p. 11-31.
ONFRAY, Michael. Teoria da imagem: poética da geografia. Porto Alegre: LP&M, 2009.
PERNIOLA, Mario. Contra a comunicação. São Leopoldo: UNISINOS, 2006.
PERNIOLA, Mario. Enigmas: o momento egípcio na sociedade e na arte. Lisboa: Bertrand Ed., 1994.
ROSSETI BATISTA, Marta; LIMA, Yone. Coleção Mário de Andrade: artes plásticas. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros da USP, 1984.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Ed. SENAC SP, 2009.
TOSTES, Vera Lúcia Bottrel. Museus e comunicação: as exposições como objeto de estudo. In: BENCHETRIT, Sarah; BEZERRA, Rafael; MAGALHÃES, Aline (ORGS.). Seminário Internacional Museus e comunicação. As exposições como objeto de estudo. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Domínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.