Limite de gastos e plano nacional da educação: a relação indissociável para os rumos da educação

Autores

  • Fulvia Helena De Gioia Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Carolina de Gioia Paoli Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2020v15n3p87

Palavras-chave:

Limite de gastos públicos. Educação. Plano Nacional da Educação. Emenda Constitucional 95/16. Direitos sociais.

Resumo

A Emenda Constitucional 95/16 (EC 95/16) introduziu o Novo Regime Fiscal para controle dos gastos públicos. O objetivo do presente é analisar o impacto da limitação das despesas públicas primárias na destinação de recursos para educação e seu possível reflexo no cumprimento das metas estabelecidas no Plano Nacional da Educação (PNE). Demonstra-se que, apesar de curto o espaço de tempo da vigência da EC 95/16, já é possível verificar a diminuição do volume dos recursos orçamentários destinados à educação. Essa circunstância poderá representar um agravamento das dificuldades do adimplemento do PNE, tendo em vista que a evolução do percentual de cumprimento das metas firmadas no Plano, ainda aquém do previsto, demanda investimentos.

Biografia do Autor

Fulvia Helena De Gioia, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Direito Político e Econômico. Coordenadora Adjunta de Pesquisa, Chefe do Núcleo Tributário e Professora de Direito Tributário na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Carolina de Gioia Paoli, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Direito Político e Econômico e Professora de Processo Civil dos cursos de pós-graduação lato sensu presencial e EAD da Faculdade de Direito da Unviersidade Presbiteriana Mackenzie.

Downloads

Publicado

2020-12-26

Como Citar

De Gioia, F. H., & Paoli, C. de G. (2020). Limite de gastos e plano nacional da educação: a relação indissociável para os rumos da educação. Revista Do Direito Público, 15(3), 87–106. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2020v15n3p87

Edição

Seção

Artigos