ISS: a função da lei complementar 116/03 e a locação de bens e cessão de direitos trazidos pela lista anexa
DOI:
https://doi.org/10.5433/1980-511X.2008v3n1p144Palavras-chave:
Regra Matriz de Incidência Tributária, ISS, Serviço, Lei Complementar, Lista de Serviços, Aluguel, Cessão de Direitos.Resumo
A Lei Complementar 116/03 aparentemente vem cumprir o preceito trazido pela Constituição Federal para regular o ISS. No entanto, verifica-se que referida legislação é bem problemática O presente trabalho tem por escopo analisar a função dessa Lei Complementar, pois esta desrespeitaria a Constituição, principalmente em sua Lista de Serviços anexa, que delimita os serviços passíveis de ser tributado pelo ISS, afrontando, assim a competência municipal para instituir tal tributo e suas prerrogativas como ente da Federação. Além disso, a lista ainda traz casos de incidência de ISS que não configurariam efetivamente serviços, sendo analisados neste trabalho, os casos do aluguel de bens e cessão de direitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Revista do Direito Público, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.