Validação de competências do docente da área de administração em enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/anh.2020v2.id39158

Palavras-chave:

Competência profissional, Prática do docente de enfermagem, Organização e Administração.

Resumo

Objetivo: validar uma lista de competências do docente da área de administração em enfermagem. Método: estudo metodológico quantitativo, cuja coleta de dados deu-se pela técnica Delphi. Operacionalizou-se por envio via correio eletrônico de versão preliminar de uma lista de competências docentes explicitando nome destas, descrição e indicadores que levam a manter e/ou desenvolver tais competências. Participaram vinte e dois docentes de administração em enfermagem, selecionados por pesquisa na Plataforma Lattes e por procura nos diretórios de grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Resultados: validaram-se 29 competências e delinearam-se como domínios as competências técnica, acadêmica, didático-pedagógica e ético-política. A concordância geral dos itens apresentou alfa de Cronbach de 92,14%, evidenciando-se forte consistência positiva nos quesitos validados. Conclusão: é essencial que o professor se atualize permanentemente, pois a competência é manifestada na ação, integrando o conhecimento teórico com a experiência prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Riciana do Carmo Calixto, Secretaria de Estado da Saúde do Paraná

Enfermeira. Mestre em Prática Profissional de Enfermagem. Enfermeira da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.

Danielli Rafaeli Candido Pedro, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Unversidade Estadual de Londrina.

Juliana Helena Montezeli, Universidade Estadual de Londrina.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente adjunto no Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina.

Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad, Universidade Estadual de Londrina.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente Sênior do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina

Aida Maris Peres, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Pós doutora em Enfermagem. Docente Associada da Universidade Federal do Paraná.

Referências

Brasil, Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 3/2001. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de Novembro de 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf>.

Fleury MTL, Fleury A. Construindo o conceito de competência. RAC. 2001 (edição especial): 183-196. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rac/v5nspe/v5nspea10.pdf>.

Perrenoud P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul; 2000.

Leal LA, Camelo SHH, Santos FC. O docente de administração em enfermagem: formação e competências profissionais. Rev enferm UFPE on line. 2017;11(6):2329-38

Oliveira SNde, Bernardi MC, Prado MLdo, Lazzari DD, Lino MM, Vicensi MdoC. Professores de enfermagem e o desenvolvimento de competências: reflexões sobre a teoria de Philippe Perrenoud. Rev Enferm UFSM. 2015;5(3):589-596.

Mororó DDdS, Enders BC, Lira ALBC, Silva CMBda, Menezes RMPde. Análise conceitual da gestão do cuidado em enfermagem no âmbito hospitalar. Acta Paul Enferm. 2017; 30(3):323-32.

Galdeano LE, Rossi LA. Validação de conteúdo diagnóstico: critérios para a seleção de experts. Cienc Cuid Saúde. 2006;5(1):60-66.

Faro ACM. Técnica Delphi na validação das intervenções de Enfermagem. Rev. Esc. Enferm. USP. 1997;31(1):259-73.

Pimenta SG, Anastasiou LGC. Docência no Ensino Superior. 5a ed. São Paulo: Cortez; 2011.

Masetto MT. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus; 2012.

Sade PMCS, Peres AM, Wolff LDGW. A formação das competências gerenciais do enfermeiro: revisão integrativa. Rev enferm UFPE on line. 2014;8(6):1739-45.

Fidalgo AM, Scalon JD. Uso dos métodos Mantel-Haenszel para a detecção do funcionamento diferencial dos itens e software relacionado. Psicol. Reflex. Crít. 2012;25(1):60-68.

Aline Massaroli A, Martini JG, Lino MM, Spenassato D, Massaroli R. Método delphi como referencial metodológico para a pesquisa em enfermagem. Texto Contexto Enferm, 2017; 26(4):e1110017.

Barbiani R, Nora CRD, Schaefer R. Práticas do enfermeiro no contexto da atenção básica: scoping review. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2016;24:e2721.

Júnior NJdeO, Cardoso KE. O papel do enfermeiro frente à auditoria hospitalar. Rev. Adm. Saúde. 2017;17(68).

Costa ACB, Paiva KCM, Mageste GS. Competências gerenciais de enfermeiros de um hospital de Belo Horizonte (MG): o ideal e o real. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde. 2017;14(4):73-86.

Luz MAPda, Oliveira JLCde, Tonini NS, Maraschin MS. Competências gerenciais: opinião de enfermeiros no contexto hospitalar. Rev. Gestão & Saúde. 2017;8(3).

Leal LA, et al. Competências profissionais para enfermeiros hospitalares: uma análise documental. Rev Enf Centro-Oeste Min. 2019; 9/3249.

Erdmann AL, Peiter CC, Lanzoni GMM. Grupos de pesquisa em enfermagem no Brasil:
comparação dos perfis de 2006 e 2016. Rev Gaúcha Enferm. 2017;38(2):e69051.

Magalhães SMF, Gabrielloni MC, Sanna MC, Barbieri M. Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores. Acta Paul Enferm. 2017; 30(3):247-53.

Padovani O, Corrêa AK. Currículo e formação do enfermeiro: desafios das universidades na atualidade. Sau. & Transf. Soc. 2017;8(2):112-119.

Magalhães SMF, Gabrielloni MC, Sanna MC, Barbieri M. Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores. Acta Paul Enferm. 2017;30(3):247-53.

Macedo KDdaS, Acosta BS, Silva EBda, Souza NSde, Beck CLC, Silva KKDda. Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde. Esc Anna Nery. 2018;22(3):e20170435.

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Calixto, R. do C., Rafaeli Candido Pedro, D., Montezeli, J. H., Fernandez Lourenço Haddad, M. do C., & Peres, A. M. (2020). Validação de competências do docente da área de administração em enfermagem. Advances in Nursing and Health, 2. https://doi.org/10.5433/anh.2020v2.id39158

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)