Barreiras e facilitadores para comunicação efetiva entre profissionais de enfermagem e pacientes: scoping review

Barreiras e facilitadores para comunicação efetiva entre profissionais de enfermagem e pacientes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/anh.2024v6.id47858

Palavras-chave:

Enfermagem, Comunicação, Assistência ao Paciente, Relações Enfermeiro-Paciente, Barreiras de Comunicação

Resumo

Objetivo: Mapear as barreiras e facilitadores para uma comunicação efetiva entre os profissionais de enfermagem e pacientes no processo de cuidado. Método: Trata-se de uma scoping review realizada nos meses de outubro a novembro de 2021 em 15 fontes de informação. Resultados: Resultaram 80 estudos e a análise permitiu identificar barreiras comunicativas entre a equipe de enfermagem e os pacientes, tais como entraves linguísticos e culturais (26,3%); pacientes que não verbalizam e/ou estão gravemente feridos (23,7%); ausência de habilidades dos profissionais para uma boa comunicação (12,5%), e outros. Além disso, destacaram-se também os impactos causados e, dentre os principais, encontram-se frustração, ansiedade e medo (41,2%) e assistência falha (29,4%). Evidenciaram-se ainda os principais facilitadores para uma comunicação efetiva, como investimentos na formação profissional (27,3%) e uso da comunicação não verbal e escrita (23,6%). Conclusão: Foram identificadas como barreira mais frequente as diferenças linguísticas e culturais. Assim, é fundamental promover ferramentas que mitiguem tais falhas. Os resultados apontados neste estudo poderão contribuir para melhorar os processos assistenciais com enfoque na comunicação efetiva entre os profissionais de enfermagem e os pacientes por meio da implementação das intervenções expostas.

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Biografia do Autor

Mariana Ramalho de Castro Macedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Enfermagem. UFRN.  Estudante. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Viviane Euzébia Pereira Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada en Enfermería. Post doctorado. UFRN. Profesor adjunto. Natal, Río Grande del Norte, Brasil

Jessica Cristina Alves de Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Enfermagem. UFRN. Estudante. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Maria Eduarda Araújo da Silva Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Enfermagem. UFRN.  Estudante. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Miclécia de Melo Bispo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Enfermagem. Mestranda. UFRN. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Cecília Olívia Paraguai de Oliveira Saraiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Enfermagem. Doutora. UFRN.  Professora Associada. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-05-31

Como Citar

Ramalho de Castro Macedo, M., Euzébia Pereira Santos, V., Cristina Alves de Melo, J., Araújo da Silva Lima, M. E., de Melo Bispo, M., & Olívia Paraguai de Oliveira Saraiva, C. (2024). Barreiras e facilitadores para comunicação efetiva entre profissionais de enfermagem e pacientes: scoping review: Barreiras e facilitadores para comunicação efetiva entre profissionais de enfermagem e pacientes. Advances in Nursing and Health, 6(1), 1–14. https://doi.org/10.5433/anh.2024v6.id47858

Edição

Seção

Artigo de Revisão