Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Documentos para submissão on-line

    • Carta de Apresentação (Cover letter). 
    • Declaração de Responsabilidade, Transferência de Direitos Autorais e Conflitos de Interesse assinada por todos os autores.
    • Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, quando for o caso.
    • Lista de verificação preenchida conforme a seção a qual o artigo se destina.
    • Página de Título (Title Page), em formato WORD.
    • Documento Principal (Main Document), em formato WORD.

Diretrizes para Autores

1. POLÍTICA EDITORIAL (Atualização Abr/2024)

Advances in Nursing and Health (ANH) é um periódico de acesso aberto que tem como missão publicar resultados de pesquisas científicas na área da saúde contribuindo para o avanço da ciência nacional e internacional, além de preparar recursos humanos para a editoração científica.

Possui formato eletrônico e publica artigos inéditos, nas categorias: Artigo Original, Revisão Sistemática/Escopo/Integrativa, Relato de Experiência, Reflexão, Editorial e Carta ao Editor, disponibilizados nos idiomas inglês e português. Números especiais são publicados a critério do Conselho de Editores.

O periódico adota a revisão por partes (peer review) de forma a garantir o sigilo dos dados de autores e avaliadores. Segue as normas dos Requisitos Uniformes para manuscritos apresentados a periódicos biomédicos (Estilo Vancouver), para maiores informações acesse: http://www.icmje.org/recommendations/.

Os artigos deverão ser submetidos exclusivamente à ANH, não sendo permitida a submissão concomitante a outros periódicos. A revista utiliza ferramentas para verificação de similaridade e plágio nos textos.

1.1 Declarações sobre Ética e Integralidade da Pesquisa

Todos os artigos submetidos à revista devem seguir os preceitos éticos, sendo obrigatório o envio da cópia de aprovação do Comitê de Ética para pesquisas envolvendo seres humanos e da aprovação do Comitê de Ética no uso de Animais, quando se tratar de pesquisas que envolvam animais. Pesquisas experimentais ou teóricas, realizadas com patrimônio genético brasileiro, devem estar cadastradas no Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen).

A revista adota o código de conduta ética descrito pelo Commitee on Publication Ethics (COPE) (http://publicationethics.org) e de Boas Práticas de Editoração do Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors (http://publicationethics.org/resources/code-conduct). Ensaios Clínicos deverão apresentar o número do registro de aprovação de ensaios clínicos (http:// http://www.ensaiosclinicos.gov.br/).

1.2 Declaração de Direitos Autorais

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

1.3 Conflitos de Interesse

A ANH exige que todos os autores do manuscrito informem quaisquer possíveis fontes de conflito de interesses. Qualquer interesse financeiro, relação pessoal, religiosas, políticas ou outras que possam influenciar a imparcialidade de um autor são consideradas potenciais fontes de conflito de interesses. Essas fontes potenciais incluem, mas não se limitam a, detenção de patentes ou ações, participação em conselhos de administração ou comitês de empresas, bem como consultoria ou obtenção de honorários de palestrantes de empresas. A existência de um conflito de interesses não impede a publicação. Caso os autores não tenham nenhum conflito de interesse a declarar, deverão informar isso na submissão do manuscrito, em uma carta enviada ao editor. É responsabilidade do autor correspondente verificar esta política com todos os coautores.

Os autores devem estar cientes do conceito de autoria adotado pela revista, ceder os direitos patrimoniais do artigo à ANH, informar qualquer potencial conflito de interesse. A ANH utiliza-se a Licença Creative Commons – Licença CC BY (http://creativecommons.org/licenses), versão 4.0, que permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e conferindo os devidos créditos de publicação a esta revista. 

As especificações sobre quais foram as contribuições individuais de cada autor na elaboração do artigo conforme os critérios de autoria do International Committee of Medical Journal Editors, o qual determina que o reconhecimento da autoria deve estar pautado na contribuição substancial relacionada aos seguintes aspectos: Concepção e projeto ou análise e interpretação dos dados; Redação do artigo ou revisão crítica relevante do conteúdo intelectual; Aprovação final da versão a ser publicada. Essas três condições devem ser integralmente atendidas.

Essas especificações serão atendidas com o preenchimento do formulário Declaração de Responsabilidade, Transferência de Direitos Autorais, Contribuição de Autoria e Conflito de Interesse, conforme template disponibilizado pela revista. A assinatura da declaração deve ser realizada via Gov.br por todos os autores que compõem o manuscrito. 

1.4 Uso de Inteligência Artificial

Os autores devem usar as tecnologias inteligência artificial generativa (IA) e tecnologias assistidas por IA apenas para melhorar a legibilidade e a linguagem. A aplicação da tecnologia deve ser feita com supervisão e controle humanos, e os autores devem revisar e editar cuidadosamente o resultado, pois a IA pode gerar uma ideia que pode estar incorreta, incompleta ou tendenciosa. IA e tecnologias assistidas por IA não devem ser listadas como autor ou coautor, nem ser citadas. A autoria implica responsabilidades e tarefas que só podem ser atribuídas e executadas por humanos.

Os autores devem divulgar em seu manuscrito o uso de IA e tecnologias assistidas por IA no processo de redação seguindo as instruções abaixo. Uma declaração aparecerá no trabalho publicado. Por favor, note que os autores são responsáveis ​​pelo conteúdo do trabalho.

Instruções de divulgação: Os autores devem divulgar o uso de IA generativa e tecnologias assistidas por IA no processo de redação, adicionando uma declaração no final de seu manuscrito no arquivo principal do manuscrito, antes da lista de referências. A declaração deve ser colocada em uma nova seção intitulada 'Declaração de IA generativa e tecnologias assistidas por IA no processo de redação'.

Declaração: Durante a preparação deste trabalho, o(s) autor(es) usaram [NOME DA FERRAMENTA / SERVIÇO] para [MOTIVO]. Depois de usar esta ferramenta/serviço, o(s) autor(es) revisou e editou o conteúdo conforme necessário e assumiu(m) total responsabilidade pelo conteúdo da publicação. Esta declaração não se aplica ao uso de ferramentas básicas para verificação de gramática, ortografia, referências, etc. Se não houver nada a divulgar, não há necessidade de adicionar uma declaração.

1.5 Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

1.6 Assinatura Eletrônica

Todos os documentos enviados para o períodico que necessite de assinatura, o mesmo deve ser realizado por meio da assinatura eletrônica Gov.br por todos os instegrantes que compõem o manuscrito. 

2. PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS MANUSCRITOS

O Editor Científico Chefe realiza a primeira avaliação do manuscrito, visando apreciar sua contribuição para o avanço científico e para a construção de evidências para a prática profissional, a qualidade teórica, metodológica e estrutural do texto e a adequação à política editorial da revista. Após aprovado na pré-análise, é direcionado a um editor associado membro do Conselho Editorial da revista que o encaminhará aos pareceristas de artigo científico para a peer review.

De acordo com as considerações dos pareceristas e Editor Associado, o Editor Científico Chefe definirá pela Aprovação, Recusa ou Reformulação do artigo.

Baixe o fluxograma aqui

3. CATEGORIA DOS MANUSCRITOS

  • Editorial: texto que aborde um tópico de interesse para a comunidade científica de enfermagem e saúde. A extensão máxima deve ser de duas (2) páginas e poderão incluir até duas (2) referências, quando necessário.
  • Cartas ao editor: incluem cartas que visam discutir artigos recentemente publicados pela revista ou relatar pesquisas originais e achados científicos significativos. Serão avaliados pelos editores da revista para publicação. Deve possuir no máximo uma (1) página.
  • Artigo original: pesquisa original e inédita, inovadora para a ciência e prática da área de enfermagem e saúde. A ANH não publica artigos partes de teses ou dissertações. Devem possuir no máximo quinze (18) páginas, incluindo resumos, tabelas, quadros, referencias e possuir até trinta (30) referências. A ANH não publica artigos partes de teses ou dissertações.
  • Artigo de revisão: pesquisa que apresenta de forma integrada e sistematizada evidências científicas, de modo a contribuir para o avanço do conhecimento sobre o tema investigado. Serão aceitos os métodos de revisão sistemática (com ou sem metanálise), revisão de scoping e revisão integrativa. A ANH não publica protocolo de revisão. Poderá possuir até vinte (20) páginas, incluindo resumos, tabelas, quadro e referências e possuir até cinquenta (50) referências.
  • Relato de experiência: estudo que descreve uma situação da prática (ensino, assistência, pesquisa ou gestão/gerenciamento), estratégias de intervenção e avaliação, de interesse para a atuação profissional. Deve conter um máximo de quinze (15) páginas, incluindo resumos e referências.
  • Reflexão: estudo que se fundamenta em uma base teórica filosófica, bem como, a percepção dos autores a respeito do assunto abordado. Deve conter um máximo de quinze (15) páginas, incluindo resumos e referências. Apresentar a estrutura mínima de: resumo, introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências.

4. TAXA DE PROCESSEMENTO DOS MANUSCRITOS

Taxa

Valor

Submissão

Free

Publicação

R$ 600,00 (seiscentos reais)*

*O pagamento deverá ser efetuado no momento do aceite do manuscrito para publicação conforme orientações recebidas.

Traduções e revisões:

Após aprovação do artigo para publicação, será solicitado que os autores providenciem as traduções do texto para mais dois idiomas (inglês e espanhol). Os custos com as traduções e revisões são de responsabilidade dos autores, os quais deverão escolher empresas credenciadas pela revista, que fornecerão o certificado de tradução do artigo.

5. DOCUMENTOS PARA SUBMISSÃO ONLINE

Carta de Apresentação (cover letter): o autor deve explicar ao Editor porque o seu artigo deve ser publicado na ANH e qual a contribuição ao conhecimento dos resultados apresentados no artigo e a sua aplicabilidade prática; Faça download do tamplete AQUI.

Declaração de Responsabilidade, Transferência de Direitos Autorais, Contribuição de Autoria e Conflitos de Interesse: os autores devem estar cientes do conceito de autoria adotado pela revista, as especificações sobre quais foram as contribuições individuais de cada autor na elaboração do artigo conforme os critérios de autoria do International Committee of Medical Journal Editors. Ceder os direitos patrimoniais do artigo à ANH, informar qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes, assinada por todos os autores conforme Modelo. Faça download do tamplete AQUI.

Parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos: pesquisas envolvendo seres humanos desenvolvidas no Brasil, conforme o capítulo XII.2 da Res. CNS 466/2012, devem apresentar a documentação comprobatória de aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e/ou Conselho Nacional de Pesquisa (CONEP), quando for o caso. Pesquisas envolvendo seres humanos desenvolvidas em outros países devem apresentar a documentação ética local.

Declaração de Registro de Patrimônio Genético: pesquisas experimentais ou teóricas, realizadas com patrimônio genético brasileiro, devem estar em conformidade com a Portaria SECEX/CGEN nº 1 de 2017, e apresentar documentação comprobatória de cadastro no Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen).

Página de Título (Title Page): em formato WORD, apresentando título original do manuscrito, título resumido, nome completo e sem abreviações dos autores seguido das informações: Instituição, Cidade, Estado, País, Email, ORCID. Faça download do tamplete AQUI.

Documento Principal (Main Document): manuscrito em formato WORD, conforme instruções detalhadas nas normas e instruções para submissão dos manuscritos. Faça download do tamplete AQUI.

Checklist para verificação/submissão dos manuscritos: checklist da categoria do manuscrito disponibilizado pela revista devidamente preenchido.

Checklist artigos originais 

Checklist artigo de revisão

Checklist editorial

Checklist artigo de reflexão

Checklist relato de experiência

Documentos Suplementares: neste campo os autores poderão anexar outros documentos que considerarem pertinentes ou complementares ao manuscrito. Caso tenham utilizados instrumentos validados por outros pesquisadores, deverão anexar um documento que comprove a autorização dos autores para a sua utilização.

6. NORMAS E INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DOS MANUSCRITOS

Os artigos devem estar em concordância com os guias da Rede Equator, de acordo com o tipo de pesquisa:

  • Todos os artigos devem seguir o guia Revised Standards for Quality Improvement Reporting Excellence (SQUIRE 2.0) – (checklist). 
  • Ensaio clínico randomizado – CONSORT (checklist e fluxograma).
  • Revisões sistemáticas e metanálises – PRISMA (checklist e fluxograma).
  • Estudos observacionais em epidemiologia – STROBE (checklist). 
  • Estudos qualitativos – COREQ (checklist). 

A Rede EQUATOR disponibiliza um quadro com a indicação de guias para variados tipos de estudos e seus respectivos links (http://www.equator-network.org/library/resources-in-portuguese-recursos-em-portugues/).

Artigos que apresentem resultados parciais ou integrais de ensaios clínicos desenvolvidos no Brasil, devem apresentar comprovante de registro da pesquisa clínica ou comprovante de submissão na base de dados do Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC). Para casos anteriores a data de publicação da RDC 36, de 27 de junho de 2012 da Agência de Vigilância Sanitária, ou para estudos desenvolvidos em outros países, serão aceitos comprovantes de registro em outras plataformas da Internacional Clinical Trials Registration Platform (ICTRP/OMS).

Artigos que apresentem resultados parciais ou integrais de pesquisas experimentais ou teóricas, realizadas com patrimônio genético brasileiro, devem apresentar comprovante de registro no Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen).

6.1 Preparo do manuscrito

A revista ANH adota as normas de publicação “Requisitos Uniformes” (Estilo Vancouver).

Serão aceitos artigos nos idiomas português, inglês e espanhol.

6.2 Estrutura do artigo

Os artigos devem conter os tópicos de introdução, método, resultados, discussão e conclusão, não sendo permitidas subseções. Seguir as normas descritas abaixo:

6.2.1 Página de Título (Title Page)

  • O título do manuscrito com, no máximo, 15 palavras e apresentado no idioma do artigo. E título resumido com, no máximo, 7 palavras.
  • Não usar caixa alta no título.
  • Os nomes completos e sem abreviações dos, no máximo, seis autores e as informações de Instituição, Cidade, Estado, País, Email, ORCID (obrigatório). 
  • Seção a que o manuscrito se destina.
  • Indicação do nome completo do Autor correspondente, Endereço Completo. Cidade, Estado, País. E-mail.
  • Title Page deve ser inserida em arquivo separado do Documento Principal. 

6.2.2 Documento Principal (Main Document)

  • Deve conter o título, o resumo com descritores e o corpo do manuscrito (não coloque qualquer identificação dos autores). 
  • Somente no idioma do artigo.
  • Arquivo no formato Word (.doc ou .docx ou .rtf). 
  • Layout da página: tamanho A4, com dimensões 21 cm X 29,7 cm ou 8,3” X 11,7”. Margens superiores, inferiores e laterais de 2,5 cm (1”) e parágrafos de 1,25 cm.
  • Fonte Times New Roman 12 em todo o texto e fonte 11 em tabelas, figuras e gráficos. 
  • Espaçamento 1,5 cm entre linhas do título até as referências, exceto no resumo e nas em que deve ser utilizado espaçamento simples. 
  • Caso sejam necessários destaques ao longo do texto, utilizar o recurso Itálico. Não serão aceitas palavras em negrito, sublinhadas, caixa alta e outros marcadores no corpo do arquivo. 
  • Os títulos das seções deverão ser redigidos em Negrito em caixa alta.
  • Ao final do texto deverão ser informados os agradecimentos e/ou apoio financeiro para o desenvolvimento da pesquisa. 

Título: no máximo, 15 palavras e apresentado somente no idioma em que o artigo for submetido. Utilizar negrito e caixa alta. Itens não permitidos: abreviações, siglas e localização geográfica da pesquisa.

Resumo: deve ser apresentado no mesmo idioma do manuscrito com, no máximo, 250 palavras. Justificado, espaçamento simples, em único parágrafo e sem recuos. Formato estruturado: Objetivo; Métodos; Resultados; e Conclusão. Os Ensaios Clínicos devem apresentar o número do registro de ensaio clínico ao final do resumo. Pesquisas experimentais ou teóricas, realizadas com patrimônio genético brasileiro, devem apresentar o número de cadastro no SisGen. Itens não permitidos: siglas, exceto as reconhecidas internacionalmente; citações de autores.

Descritores: apresentar de três a seis descritores, selecionados da lista do Medical Subject Headings (MeSH) ou vocabulário Descritores em Ciências da Saúde (DeCs). Deverão ser apresentados nos idiomas português, inglês e espanhol. Separá-los por ponto e vírgula. Utilizar caixa alta na primeira letra de cada descritor.

Introdução: deve refletir de forma concisa e objetiva o problema investigado, a lacuna de conhecimento, justificativa para a realização e o objetivo do estudo. Utilizar o tempo verbal infinitivo para a redação do objetivo. Incluir referências atualizadas e de abrangência nacional e internacional.

Método: deve conter o tipo de estudo, local, período, população, critérios de inclusão e exclusão, população e amostra, variáveis, procedimentos de coleta de dados, análise de dados e procedimentos éticos adotados. Para pesquisas com dados primários envolvendo seres humanos, os autores deverão citar o número de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisas Envolvendo Seres Humanos.  Estudos do tipo Ensaio Clínico deverão incluir o número de registro.

Resultados: deve apresentar apenas os achados do estudo, não incluir interpretações ou comparações. O texto contempla e não repete o que está apresentado em tabelas e figuras.

Discussão: utilizar artigos científicos recentes para fundamentar as discussões. Pontuar as limitações e contribuições do estudo para o avanço da prática profissional e para a formação de evidências científicas em enfermagem e saúde.

Conclusão: deve ser direcionada a responder o objetivo do estudo. Não utilizar referências nesta seção.

Tabelas: inseridas no corpo do próprio artigo e não em documentos separados. São permitidas no máximo 5 (cinco) tabelas e/ou figuras. Inserir fonte da tabela, quando utilizados dados secundários. Caso seja imprescindível a utilização de notas de rodapé nas tabelas, estas devem seguir a simbologia sequencial (*,†,‡,§,||,¶,**,††,‡‡) e ser apresentadas no interior da tabela e no rodapé de forma correspondente. Para tabelas que ultrapassem uma página, indicar continuação no início da página seguinte.

Formatação: elaboradas em Microsoft Word, de forma a permitir a edição caso necessária. Permitem-se apenas traços internos horizontais inferiores e superiores ao cabeçalho e para o encerramento da tabela.

Título de tabelas: em Negrito, localizado na parte superior, deve informar o objeto de estudo, variáveis apresentadas, seguidas por ponto final, Estado de realização do estudo, País e ano de coleta de dados. Citada obrigatoriamente no parágrafo que antecede sua apresentação. Exemplo: (Tabela 1).

Figuras: considera-se como figuras: quadros, gráficos, imagens, desenhos, fluxogramas, etc. Imagens com resolução mínima de 900 dpi, respeitando os preceitos éticos da Resolução 466/2012. Citar fonte ou autorização como nota de rodapé para reprodução de figura, quando aplicável. São permitidas figuras coloridas. Título de figuras: em Negrito, abaixo das figuras. Citada obrigatoriamente no parágrafo que antecede sua apresentação. Exemplo: Figura 1.

Citações no texto: deve ser utilizado o Estilo Vancouver, numeradas consecutivamente. Os números de identificação dos autores devem ser indicados em algarismos arábicos, sobrescritos e entre parênteses, sem menção do nome dos autores. Exemplo: o foco da atenção do cuidado de enfermagem é o ser humano(7). Se forem sequenciais, deverão ser indicados o primeiro e o último, separados por hífen, ex.: (1-4); quando intercalados, os números deverão ser separados por vírgula, ex.: (2,6,8). Obs: Os artigos que não apresentarem a ordem numérica rigorosa de citação serão devolvidos aos autores.

Local de inserção: quando inseridas ao final do parágrafo ou frase devem estar antes do ponto final e quando inseridas ao lado de uma vírgula devem estar antes da mesma.

Citações diretas (ipsis literes) devem ser evitadas e quando necessário apresentá-las entre aspas, sem itálico, tamanho 12, na sequência do texto. Itens não permitidos: espaço entre a citação numérica e a palavra que a antecede, indicação da página consultada, nomes de autores.

Falas de participantes: devem estar em itálico, fonte Times New Roman tamanho 10, sem aspas, com espaço simples e recuo de 2 cm da margem esquerda. É obrigatória a identificação da fala, codificada, apresentada ao final de cada fala entre parênteses e sem itálico.

Notas de Rodapé: devem ser indicadas no texto por asterisco, iniciadas a cada página, restritas ao mínimo necessário.

Referências: As referências devem estar numeradas consecutivamente na ordem que aparecem no texto pela primeira vez e estar de acordo com o (International Committee of Medical Journal Editors - ICMJE). Os títulos de periódicos devem ser abreviados de acordo com List of Journals Indexed in Index Medicus (http://www2.bg.am.poznan.pl/czasopisma/medicus.php?lang=eng) e International Nursing Index.

Atentar para: atualidade das referências (preferencialmente dos últimos cinco anos); prioridade de referências de artigos publicados em periódicos científicos.

Não há necessidade de referenciar a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, que trata das diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos.

Todas as referências devem ser apresentadas de modo correto e completo. A veracidade das informações contidas na lista de referências é de responsabilidade do(s) autor(es).

No caso de usar algum software de gerenciamento de referências bibliográficas (p. ex.: EndNote), os autores deverão converter as referências para texto. 

Referências de artigos publicados em periódicos brasileiros bilíngues devem ser citadas no idioma INGLÊS e no formato eletrônico. Inserir DOI ou link de acesso em todas as referências.

Literatura cinzenta: devem ser evitadas citações de publicações, não convencionais, não indexadas, de difusão restrita e que em regra geral não apresentem ISBN, ISSN, ISAN ou DOI (teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, apostilas, anais, portarias e publicações oficiais), exceto quando imprescindíveis ao manuscrito.

Os manuscritos extraídos de teses, dissertações e TCCs não devem citar o trabalho original nas referências. Esta informação deverá ser inserida na página de identificação.

Observação: trabalhos não publicados não deverão ser incluídos nas referências, mas inseridos em nota de rodapé. Para verificar exemplos de referências, consultar: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html. Para as abreviaturas de títulos de periódicos em português, consultar: http://www.ibict.br e, em outras línguas, se necessário, consultar: International Nursing Index https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC198440/, Index Medicus http://www2.bg.am.poznan.pl/czasopisma/medicus.php?lang=eng ou National Center for Biotechnology Information https://www.ncbi.nlm.nih.gov/ .

Editorial

Texto que aborde um tópico de interesse para a comunidade científica de enfermagem e saúde. A extensão máxima deve ser de duas (2) páginas e poderão incluir até duas (2) referências, quando necessário.

Carta ao Editor

Incluem cartas que visam discutir artigos recentemente publicados pela revista ou relatar pesquisas originais e achados científicos significativos. Deve possuir no máximo uma (1) página.

Artigo Original

Pesquisa original e inédita, inovadora para a ciência e prática da área de enfermagem e saúde. Devem possuir no máximo quinze (15) páginas, incluindo resumos, tabelas, quadros e referências. A ANH não publica artigos partes de teses ou dissertações.

Artigo de Revisão

Pesquisa que apresenta de forma integrada e sistematizada evidências científicas, de modo a contribuir para o avanço do conhecimento sobre o tema investigado. Serão aceitos os métodos de revisão sistemática (com ou sem metanálise) e revisão integrativa. Poderá possuir até vinte (20) páginas, incluindo resumos, tabelas, quadro e referências.

Relato de Experiência

Estudo que descreve uma situação da prática (ensino, assistência, pesquisa ou gestão/gerenciamento), estratégias de intervenção e avaliação, de interesse para a atuação profissional. Deve conter um máximo de quinze (15) páginas, incluindo resumos e referências.

Artigo de Reflexão

*Reflexão*:
Texto reflexivo de relevância e contribuições para o avanço da área de enfermagem e/ou saúde. Deve conter um máximo de quinze (15) páginas, incluindo resumos e referências. Apresentar a estrutura mínima de: resumo, introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências.
Revisão e Traduções: após aprovação do artigo para publicação, será solicitado que os autores providenciem as traduções do texto para mais dois idiomas (inglês e espanhol). Os custos com as traduções e revisões são de responsabilidade dos autores, os quais deverão escolher empresas credenciadas pela revista, que fornecerão o certificado de tradução do artigo.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.