Validação de competências do docente da área de administração em enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/anh.2020v2.id39158

Palavras-chave:

Competência profissional, Prática do docente de enfermagem, Organização e Administração.

Resumo

Objetivo: validar uma lista de competências do docente da área de administração em enfermagem. Método: estudo metodológico quantitativo, cuja coleta de dados deu-se pela técnica Delphi. Operacionalizou-se por envio via correio eletrônico de versão preliminar de uma lista de competências docentes explicitando nome destas, descrição e indicadores que levam a manter e/ou desenvolver tais competências. Participaram vinte e dois docentes de administração em enfermagem, selecionados por pesquisa na Plataforma Lattes e por procura nos diretórios de grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Resultados: validaram-se 29 competências e delinearam-se como domínios as competências técnica, acadêmica, didático-pedagógica e ético-política. A concordância geral dos itens apresentou alfa de Cronbach de 92,14%, evidenciando-se forte consistência positiva nos quesitos validados. Conclusão: é essencial que o professor se atualize permanentemente, pois a competência é manifestada na ação, integrando o conhecimento teórico com a experiência prática.

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Biografia do Autor

Riciana do Carmo Calixto, Secretaria de Estado da Saúde do Paraná

Enfermeira. Mestre em Prática Profissional de Enfermagem. Enfermeira da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.

Danielli Rafaeli Candido Pedro, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Unversidade Estadual de Londrina.

Juliana Helena Montezeli, Universidade Estadual de Londrina.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente adjunto no Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina.

Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad, Universidade Estadual de Londrina.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente Sênior do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina

Aida Maris Peres, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Pós doutora em Enfermagem. Docente Associada da Universidade Federal do Paraná.

Referências

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Publicado

2020-11-25

Como Citar

Calixto, R. do C., Rafaeli Candido Pedro, D., Montezeli, J. H., Fernandez Lourenço Haddad, M. do C., & Peres, A. M. (2020). Validação de competências do docente da área de administração em enfermagem. Advances in Nursing and Health, 2. https://doi.org/10.5433/anh.2020v2.id39158

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