Validação de competências do docente da área de administração em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.5433/anh.2020v2.id39158Palavras-chave:
Competência profissional, Prática do docente de enfermagem, Organização e Administração.Resumo
Objetivo: validar uma lista de competências do docente da área de administração em enfermagem. Método: estudo metodológico quantitativo, cuja coleta de dados deu-se pela técnica Delphi. Operacionalizou-se por envio via correio eletrônico de versão preliminar de uma lista de competências docentes explicitando nome destas, descrição e indicadores que levam a manter e/ou desenvolver tais competências. Participaram vinte e dois docentes de administração em enfermagem, selecionados por pesquisa na Plataforma Lattes e por procura nos diretórios de grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Resultados: validaram-se 29 competências e delinearam-se como domínios as competências técnica, acadêmica, didático-pedagógica e ético-política. A concordância geral dos itens apresentou alfa de Cronbach de 92,14%, evidenciando-se forte consistência positiva nos quesitos validados. Conclusão: é essencial que o professor se atualize permanentemente, pois a competência é manifestada na ação, integrando o conhecimento teórico com a experiência prática.
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