O PROCESSO DE DESLOCAMENTO COMO SIMILITUDE DE DIÁSPORA E A APRESENTAÇÃO DE TERRITÓRIOS IDENTITÁRIOS GEOGRÁFICOS A PARTIR DO CONTO A FONTE DAS TRÊS COMADRES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2021.v7.44887

Palabras clave:

Deslocamento, Geografia, Literatura.

Resumen

Este artigo vem analisar o processo de deslocamento como similitude de diáspora e a apresentação de territórios identitários geográficos a partir do conto A fonte das três comadres. O objetivo é fazer uma amostra das representações diaspóricas encontradas no decorrer da narrativa que tem como cenário, o universo infantil, bem como, mostrar as diferenças existentes, segundo a Geografia, na configuração de espaço e território. Para isso, analisamos a atuação dos personagens do conto, que se dispersavam e entravam em processos de territorialização e desteritorialização. Porém, o foco maior está no filho mais novo do Rei. A conclusão de todo esse estudo mostrou que a diáspora, espaço e território são vertentes ligadas, dado ao fato de um fenômeno ser usado para especificar o outro. Este trabalho consiste em um estudo bibliográfico de cunho qualitativo e as definições teóricas estão atreladas aos estudos de: BONNICI (2003, 2004, 2005); COHEN (1997); COELHO (1993); FELDMAN (2009); FRAGA (2007); HALL (2003); SANTOS (1978). Entre outros, a estrutura deste consiste em introdução, materiais e métodos, referencial teórico, resultados e discussões, considerações finais e referências. Assim, após o endossamento teórico estudado o conto foi lido e dele extraído fragmentos para comprovarmos as veracidades aqui apresentadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Letícia de Azevedo Passos, Universidade Federal de Rondônia

Letícia de Azevedo Passos, bacharel em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Amazonas- UFAM. Graduanda em Licenciatura em Geografia pelo  Centro Universitário Claretiano. Mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

Citas

BONNICI, T. O pos-colonialismo e a literature: estratégia de leitura. Maringá: Eduem, 2005.

COELHO, N. N. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. 6ª. ed. rev. São Paulo: Ática, 1993.
COHEN, R. Global Diaspora: an introduction. Washington: UCL press. 1997.

CONTO FOLCLORE BRASILEIRO: A fonte das três comadres, disponível em: www.contosbrasileirosparabaixinho.com ,acesso trinta de novembro ás 13:55.

FELDMAN, A. Krish Topan. diáspora e resistência em The Pickup (2001), de Nadine Godimer. In: BONNICI, Tomas. (org) Resistencia e intervencão nas literatures pós-coloniais. Maringá: Eduem, 2009.

FRAGA, N. C. Território e Silêncio: contributos reflexivos entre o empírico e o teórico In: Territórios e Fronteiras: (Re)arranjos e Perspectivas. 2ª ed. Florianópolis, SC: Editora Insular, 2017, p. 73-90

HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Trad. Adelaine da Guardia Resend et. al. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

SANTOS, Mil. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Hucitec, Edusp, 1978.

Publicado

2021-12-29

Cómo citar

Passos, L. de A. (2021). O PROCESSO DE DESLOCAMENTO COMO SIMILITUDE DE DIÁSPORA E A APRESENTAÇÃO DE TERRITÓRIOS IDENTITÁRIOS GEOGRÁFICOS A PARTIR DO CONTO A FONTE DAS TRÊS COMADRES. Geographia Opportuno Tempore, 7(2), 140–152. https://doi.org/10.5433/got.2021.v7.44887

Número

Sección

Artigos