Geografia escolar: práticas pedagógicas e o ensino-aprendizagem do conteúdo de regiões brasileiras

Autores/as

  • Vanessa Manfio Universidade Federal de Santa Maria
  • Josane Baratto Balssan Escola Estadual de Educação Básica Dom Antônio Reis

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20281

Palabras clave:

Geografia-escolar, Regiões Brasileiras, Recursos lúdicos

Resumen

A geografia é uma ciência que estuda a superfície terrestre e a distribuição espacial de fenômenos, assim como, a relação recíproca entre o homem e o meio ambiente. Sendo uma ciência capaz de abordar o cotidiano vivenciado pelos alunos, através das noções de lugar, região, paisagem entre outras.  Com isto, ao abordar o conteúdo sobre as Regiões Brasileiras em sala de aula, com os alunos de sexta série do Ensino Fundamental, procurou-se trabalhar o assunto de maneira diferente, valorizando o aprendizado adquirido durante o ano letivo e pela sua vivência, através de duas propostas de estudo: uma com a utilização de recursos lúdicos tais como: dança, culinária, teatro. Enquanto que outra envolveu o trabalho individual, como a aplicação de questionários e a elaboração de desenhos a respeito das regiões do Brasil. Observou-se perante a realização das atividades, o comprometimento dos alunos, a aprendizagem e a fixação do conteúdo anteriormente estudado. Sem dúvidas, a participação e a utilização dos recursos didáticos lúdicos são essenciais para o “despertar” e ensinar na sala de aula, sendo o educador o responsável por conduzir este aprendizado, já que é o mediador na construção do conhecimento. Assim como, o conhecimento não pode ser algo estático e traduzido de maneira simplista e tradicional, a valorização dos interesses dos alunos deve ser fundamental na escolha desta construção de valores e ensino, com um trabalho interdisciplinar para que o mesmo possa ter um melhor aproveitamento no processo de ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa Manfio, Universidade Federal de Santa Maria

Geógrafa. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Josane Baratto Balssan, Escola Estadual de Educação Básica Dom Antônio Reis

Licenciada em Geografia e Professora da Escola Estadual de Educação Básica Dom Antônio Reis

Citas

AQUINO, J. O aluno, o professor e a escola: Prática de ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.

CALLAI, H. C. Aprendendo a Ler o Mundo: A Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 12 jan. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622005000200006

CASTROGIOVANNI, A. C. Ensino da geografia: caminhos e encantos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.

CAVALCANTI, L. de S. Geografia e prática de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.

______. Geografia, escola e construção de conhecimentos. São Paulo: Papirus, 2003.

______. A Geografia Escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2008.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Divisão Regional. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2012.

______. Mapas. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/7a12/mapas/brasil/brasil_grandes_regioes.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2012.

HAESBAERT, R. Regional-global: Dilemas da região e da globalização na Geografia contemporânea. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

LEMOS, L. M. As correntes da Geografia e o movimento de idéias em torno da região. Geografias, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 26-36, jul./dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-549X..13183

LENCIONI, S. Região e geografia. São Paulo: Edusp, 1999.

LIBÂNEO, José Carlos. A Democracia da Escola Pública. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992

MARTIN, D. F. A Aprendizagem em Paulo Freire e Piaget. 53f. 2007. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2007.

MARTINS, J. Um enfoque fenomenológico do currículo: educação como poiésis. São Paulo: Cortez, 1992.

OLIVEIRA, A. U. Educação e ensino de Geografia na realidade brasileira. In: OLIVEIRA, A. U. et al (Org.). Para onde vai o ensino de Geografia?. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2003. p. 135-144.

REGO, N. et al. Geografia e educação: geração de ambiências. Porto Alegre: UFRGS, 2000.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo. Razão e Emoção. São Paulo: EDUSP, 2006.

SUERTEGARAY, D. M. A. Notas sobre epistemologia da geografia. Cadernos Geográficos. Florianópolis, n. 12, p. 1-63, maio, 2005.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. 191p.

Publicado

2014-11-19

Cómo citar

Manfio, V., & Balssan, J. B. (2014). Geografia escolar: práticas pedagógicas e o ensino-aprendizagem do conteúdo de regiões brasileiras. Geographia Opportuno Tempore, 1(2), 68–84. https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20281

Número

Sección

Artigos