Geografia e avaliação escolar: uma tarefa complexa no processo de ensino-aprendizagem

Autores

  • Vanessa Manfio Universidade Federal de Santa Maria
  • Melina Dornelles Severo Universidade Federal de Santa Maria
  • Mara Alini Meier Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20282

Palavras-chave:

Avaliação escolar, Ensino-aprendizagem, Geografia

Resumo

No processo educacional, a avaliação é um ponto chave, pois através dela é possível compreender como está sendo o aprimoramento do ensino-aprendizagem. Mas a avaliação remete vários significados aos alunos, para uns representa angustia e frustração e para outros, aprovação e aprimoramento de saberes. Diante disso, o presente artigo procurou analisar as dificuldades e perspectivas da avaliação no contexto contemporâneo da educação, abordando formas avaliativas no diagnóstico da ciência geográfica no âmbito escolar. Frente a essa discussão observou-se que o professor no ensino da geografia deve utilizar vários instrumentos para avaliar os seus alunos, afim de não ficar amarrado somente às avaliações escritas, o mesmo pode se utilizar de maquetes, jogos, brincadeiras educativas, além da avaliação diária e continua do aluno em sala de aula. Destarte a avaliação consegue proporcionar um ambiente no qual os alunos possam mostrar efetivamente o aprendizado, tornando-se uma ferramenta significativa para o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Vanessa Manfio, Universidade Federal de Santa Maria

Geógrafa. Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Santa Maria. Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Melina Dornelles Severo, Universidade Federal de Santa Maria

Geógrafa. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria.

Mara Alini Meier, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Geógrafa. Mestre em Geografia. Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

19-11-2014

Como Citar

Manfio, V., Severo, M. D., & Meier, M. A. (2014). Geografia e avaliação escolar: uma tarefa complexa no processo de ensino-aprendizagem. Geographia Opportuno Tempore, 1(2), 85–95. https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20282

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