Geografia e avaliação escolar: uma tarefa complexa no processo de ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20282Palavras-chave:
Avaliação escolar, Ensino-aprendizagem, GeografiaResumo
No processo educacional, a avaliação é um ponto chave, pois através dela é possível compreender como está sendo o aprimoramento do ensino-aprendizagem. Mas a avaliação remete vários significados aos alunos, para uns representa angustia e frustração e para outros, aprovação e aprimoramento de saberes. Diante disso, o presente artigo procurou analisar as dificuldades e perspectivas da avaliação no contexto contemporâneo da educação, abordando formas avaliativas no diagnóstico da ciência geográfica no âmbito escolar. Frente a essa discussão observou-se que o professor no ensino da geografia deve utilizar vários instrumentos para avaliar os seus alunos, afim de não ficar amarrado somente às avaliações escritas, o mesmo pode se utilizar de maquetes, jogos, brincadeiras educativas, além da avaliação diária e continua do aluno em sala de aula. Destarte a avaliação consegue proporcionar um ambiente no qual os alunos possam mostrar efetivamente o aprendizado, tornando-se uma ferramenta significativa para o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem.
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