Geografia escolar: práticas pedagógicas e o ensino-aprendizagem do conteúdo de regiões brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20281Keywords:
Geografia-escolar, Regiões Brasileiras, Recursos lúdicosAbstract
A geografia é uma ciência que estuda a superfície terrestre e a distribuição espacial de fenômenos, assim como, a relação recíproca entre o homem e o meio ambiente. Sendo uma ciência capaz de abordar o cotidiano vivenciado pelos alunos, através das noções de lugar, região, paisagem entre outras. Com isto, ao abordar o conteúdo sobre as Regiões Brasileiras em sala de aula, com os alunos de sexta série do Ensino Fundamental, procurou-se trabalhar o assunto de maneira diferente, valorizando o aprendizado adquirido durante o ano letivo e pela sua vivência, através de duas propostas de estudo: uma com a utilização de recursos lúdicos tais como: dança, culinária, teatro. Enquanto que outra envolveu o trabalho individual, como a aplicação de questionários e a elaboração de desenhos a respeito das regiões do Brasil. Observou-se perante a realização das atividades, o comprometimento dos alunos, a aprendizagem e a fixação do conteúdo anteriormente estudado. Sem dúvidas, a participação e a utilização dos recursos didáticos lúdicos são essenciais para o “despertar” e ensinar na sala de aula, sendo o educador o responsável por conduzir este aprendizado, já que é o mediador na construção do conhecimento. Assim como, o conhecimento não pode ser algo estático e traduzido de maneira simplista e tradicional, a valorização dos interesses dos alunos deve ser fundamental na escolha desta construção de valores e ensino, com um trabalho interdisciplinar para que o mesmo possa ter um melhor aproveitamento no processo de ensino.
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