O uso de sequência didática na formação inicial do professor de Geografia frente à educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2023.v9.47326Palavras-chave:
Professor de Geografia, Formação Inicial, Preparação Docente, Educação Inclusiva, Sequência DidáticaResumo
Muitos obstáculos têm-se mostrado presentes na construção do ideal de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), notadamente no ensino de Geografia. Essa situação tem provocado muitos debates, envolvendo, não apenas as instituições escolares, mas também muitos setores da própria sociedade. Diante das dificuldades apresentadas, esse estudo foi desenvolvido visando a uma reflexão intermitente acerca do processo de inclusão de alunos com NEE no ensino de Geografia, objetivando, especialmente, definir a importância da Sequência Didática como sendo um mecanismo de avaliação preliminar na preparação inicial do professor de Geografia especialmente direcionada à Educação Inclusiva. Tendo como referência as informações adquiridas com a análise dos resultados alcançados, possibilitou-se observar que com a adoção das práticas realizadas em grupo, com a participação efetiva do professor no processo de mediação pedagógica durante as fases de construção dos instrumentos de apreciação, destacou-se a preparação na formação inicial do professor de Geografia prioritariamente dirigida à Educação Inclusiva.
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