A poesia da rua que brota o mundo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2020v38p104Palavras-chave:
Literatura, Periferia, Contemporâneo, Sérgio Vaz.Resumo
O artigo tece análise sobre a concepção de literatura que permeia os poemas e textos em prosa poética presentes nos livros Colecionador de pedras e Literatura, Pão e Poesia, do escritor Sérgio Vaz. O autor se inclui na cena contemporânea brasileira, no movimento literário designado de Literatura Periférica. Pensar tal produção, pelo viés da análise literária, se constitui em empreendimento significativo, porque a produção acadêmica em torno desta literatura tem se dedicado mais a questões sociológicas do que literárias e visa, além de promover a leitura de tais obras, fomentar a discussão sobre os espaços literários em que esses textos são escritos, considerando o seu contexto de produção. Por isso, trilhou-se o percurso metodológico da pesquisa bibliográfica. O referencial teórico que lastreia esta discussão, no que se refere aos estudos da literatura brasileira contemporânea, referenda-se em Lajolo (2001), Resende (2008), Dalcastgné (2012), Nascimento (2009), Reyes (2013), Barthes (1978) e Candido (2000)Downloads
Referências
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004.
CHIAPINNI, Lígia. Do beco ao belo: dez teses sobre regionalismo.
CRISTÓVÃO, Fernando Cristóvão, Maria de Lourdes Ferraz & Alberto Carvalho. Nacionalismo e regionalismo nas literaturas lusófonas. Lisboa: Cosmos, 1997, pp. 153-159.
DALCASTGNÉ, Regina. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Vinhedo: Horizonte, 2012.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Apresentação. Alejandro Reyes. Vozes dos porões: a literatura periférica/ marginal do Brasil. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2013, p. 7.
LAJOLO, Marisa. Literatura: Leitores & leitura. São Paulo: Moderna, 2001.
NASCIMENTO, Érica do. Vozes marginais na literatura. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009.
PAES, José Paulo. Convite. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/caderno_virtual/introducao-ao-generopoema/index.html. Acesso em: Maio 2019.
RESENDE, Beatriz. Contemporâneos: expressões da Literatura Brasileira do século XXI. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2008.
REYES, Alejandro. Vozes dos porões: a literatura periférica/ marginal do Brasil. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2013.
SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
SCHOLLHAMMER, Karl Erich. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
VAZ, Sérgio. Colecionador de Pedras. São Paulo: Global, 2013.
VAZ, Sérgio. Literatura, pão e poesia. São Paulo: Global, 2011.
VAZ, Sérgio. O que é Literatura Periférica. 2015. Disponível em: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=461452470600842&id=354571867955570, acesso em novembro de 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.