Blade runners sonham com o espaço? - uma análise intermediática do espaço
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2015v29p40Palavras-chave:
Espaço, Mise-en-scène, PersonagemResumo
O espaço representado na obra literária pode ter vários papéis na construção de sentido do texto, atuando, inclusive, como fator de grande importância na significação da personagem de ficção. Este artigo, resultado de estudo em andamento, visa analisar como se dá essa representação em três diferentes mídias, e perceber como os elementos espaciais e visuais atuam na construção de sentido do texto. Nossos objetos de estudo serão, na literatura, o romance Androides sonham com ovelhas elétricas (Dick 2014); no cinema, o filme Blade Runner (Scott 1982); nas histórias em quadrinhos, o título Do androids dream of electric sheep (Parker 2009-2011).Downloads
Referências
BRANDÃO, Luis Alberto. Espaços literários e suas expansões. Aletria: revista de estudos de literatura da UFMG, Belo Horizonte, v. 15, p. 207-220, 2007.
BORDWELL, David. Figuras traçadas na luz. São Paulo: Papirus, 2008.
BORDWELL, David, & THOMPSON, Kristin. Film Art: an introduction. New York: McGraw Hill, 1997.
BORGES FILHO, Oziris. Espaço e literatura: uma introdução à topoanálise. In: XI Congresso Internacional da ABRALIC, 11, São Paulo. Anais.... São Paulo: USP, 2008. p. 1-7.
CANDIDO, Antonio, et al. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2005.
DICK, Philip K. Androides sonham com ovelhas elétricas? São Paulo: Aleph, 2014.
FRANCAVILLA, Joseph. The android as doppelgänger. In: KERMAN, Judith (Org.). Retroffiting Blade Runner. Wisconsin: University of Winsconsin Press, 1991. p. 4-15.
KERMAN, Judith. Technology and politics in Blade Runner dystopia. In: KERMAN, Judith (Org). Retroffiting Blade Runner. Wisconsin: University of Winsconsin Press, 1991. p. 16-24.
LINS, Osman. Espaço romanesco: conceitos e possibilidades. In: LINS, Osman. Lima Barreto e o espaço romanesco. São Paulo: Ática, 1987. p. 62-76.
MASCARELLO, Fernando. Film noir. In:MASCARELLO, Fernando (Org.). História do cinema mundial. São Paulo: Papirus, 2006. p. 177-188.
REIS, Carlos, & LOPES, Ana Cristina. Dicionário de teoria de narrativa. São Paulo: Ática, 1988.
SAMMON, Paul M. The making of Blade Runner. New York: It books, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.