Mulheres marcadas: literatura, gênero, etnicidade
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2009v17p6Palavras-chave:
Literatura, Mulher, Afrodescendência, EstereótipoResumo
O artigo aborda criticamente a presença do estereótipo da mulher afrodescendente na literatura brasileira, bem como as novas representações dessa personagem nos escritos de autores afrobrasileiros dos séculos XIX e XX.Downloads
Referências
ALMEIDA, Manuel Antônio de. 1969. Memórias de um sargento de milícias. Rio de Janeiro: Edições de Ouro.
AMADO, Jorge. 1975. Gabriela, cravo e canela. 51. ed. Rio de Janeiro: Record / São Paulo: Martins.
ASSIS, Joaquim Maria Machado de. 2007. Machado de Assis afro-descendente. 2 ed. Organização, notas e posfácio de Eduardo de Assis Duarte. Rio de Janeiro: Pallas; Belo Horizonte: Crisálida.
AZEVEDO, Aluísio. 1973. O cortiço. Rio de Janeiro: Americana.
BARRETO, Afonso Henriques de Lima. 2005. Contos reunidos. Belo Horizonte: Crisálida.
BASTIDE, Roger & Florestan Fernandes. 1959. Brancos e negros em São Paulo. 2 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional.
CADERNOS NEGROS 14 (1991). São Paulo: Quilombhoje.
CADERNOS NEGROS 16 (1993). São Paulo: Edição dos Autores.
CADERNOS NEGROS 22 (1999). Organização Quilombhoje. São Paulo: Quilombhoje.
CADERNOS NEGROS 24 (2001). Organização Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje.
CADERNOS NEGROS 26 (2003). Organização Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje.
CADERNOS NEGROS 28 (2005). Organização Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje.
CORRÊA, Mariza. 1996. “Sobre a invenção da mulata”. Cadernos Pagu 6/7 - Raça e Gênero. Campinas: Núcleo de Estudos de Gênero da UNICAMP.
EVARISTO, Conceição. 2005. “Gênero e etnia: uma escre(vivência) contemporânea”. Nadilza Moreira & Liane Schneider, orgs. Mulheres no mundo: etnia, marginalidade e diáspora. João Pessoa: Idéia.
FRANCO, Afonso Arinos de Melo. 1976. O índio brasileiro e a Revolução Francesa. 2ed. Rio de Janeiro: José Olympio; Brasília: INL.
FREYRE, Gilberto. 1990. Casa grande & senzala. Rio de Janeiro: Record.
GAMA, Luís. 1981. Trovas burlescas de Getulino. Organização e estudo crítico de Júlio Romão da Silva. Rio de janeiro: Cátedra.
GUEDES, Lino. 1938. Dictinha. São Paulo: Edição do autor.
QUEIROZ JUNIOR, Teófilo de. 1975. Preconceito de cor e a mulata na literatura brasileira. São Paulo: Ática.
MATOS, Gregório de. 1969. Obras completas. 7 vol. Organização de James Amado. Salvador: Janaína.
REIS, Maria Firmina dos. 2004. Úrsula. 4. ed. Florianópolis: Mulheres; Belo Horizonte: Ed. PUC Minas.
ROSA, João Guimarães. 1960. Corpo de baile. 2. ed. Rio de Janeiro: José Olympio.
TRINDADE, Solano. 1999. O poeta do povo. São Paulo: Cantos e Prantos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.