Desrealização e alegoria na representação da tortura e da morte em "Garopaba, mon amour", de Caio Fernando Abreu

Autores

  • André Luiz Gomes de Jesus Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2010v19p50

Palavras-chave:

Alegoria, Desrealização, Memória, Morte

Resumo

No presente artigo analisamos as relações entre a alegoria, o conceito de desrealização e o tema da morte, que, articulados, constituem uma representação da tortura no conto “Garopaba, mon amour”. Tema recorrente da literatura produzida na década de 1970, a violência é tomada, no conto em questão, como acontecimento que flagra um momento problemático da história brasileira, o contexto da ditadura militar, e, a partir da construção de uma narrativa estilhaçada/fragmentária, torna o conto um documento em que memória, trauma e vivência de choque (chokerlebnis) se articulam na constituição de um texto que pode ser lido como uma alegoria da violência.

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Biografia do Autor

André Luiz Gomes de Jesus, Universidade Estadual Paulista

Doutorando em Letras pela Universidade Estadual Paulista.

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Publicado

25-03-2016

Como Citar

Jesus, André Luiz Gomes de. “Desrealização E Alegoria Na representação Da Tortura E Da Morte Em ‘Garopaba, Mon amour’, De Caio Fernando Abreu”. Terra Roxa E Outras Terras: Revista De Estudos Literários, vol. 19, março de 2016, p. 50-60, doi:10.5433/1678-2054.2010v19p50.