Literatura, texto e hipertexto
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2006v8p30Palavras-chave:
Hipertexto, Literatura, Texto literárioResumo
A tendência experimental da literatura no século XX aproximou o ciberespaço do texto literário, gerando hipertextos construídos a partir de programas como o storyspace, textos construídos com a participação de vários co-autores através de páginas de discussão na Internet e hipertextos construídos para serem disponibilizados em páginas na Internet. Este artigo analisa aspectos da construção de alguns hipertextos, baseado em estudos que discutem a transformação do texto em hipertexto.Downloads
Referências
BERRIO, Antonio García. 1994. Teoria de La Literatura. Madrid: Cátedra.
BIRKERTS, Sven. 1999. “Into the Electronic Millennium”. In: Vitanza, Victor J. CyberReader. Arlington: Longman. págs. 257-269.
BOLTER, Jay David. 1999. “The computer as a new writing space”. In: Vitanza, Victor J. CyberReader. Arlington: Longman. págs. 270-286
BOLTER, Jay David. 1991. TheComputer, Hypertext, and theHistory of Writing. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.
CRITICAL ART ENSEMBLE. 1999. “Utopian Plagiarism, Hypertextuality, and Electronic Cultural Production”. In: Vitanza, Victor J. CyberReader. Arlington: Longman. págs. 339-350.
ECO, Umberto. 1996. “Da Internet a Gutenberg”. (http:/ / www.inf.ufsc.br/ ~ jbosco/InternetPort.html). Trad. João Bosco da Mota Alves.
FIORIN, José Luiz & Francisco Platão Savioli. 2001. Lições de Texto: Leitura e Redação. São Paulo: Ática.
GAGGI, Silvio. 1997. From Text toHypertext. Philadelphia: UPP.
JONAS, Gerald. “The Disappearing $2,000 Book”. In: Vitanza, Victor J. CyberReader. Arlington: Longman. págs. 287-290.
MCKNIGHT, Cliff, Andrew Dillon & John Richardson. (1991). Hypertext in Context. New York: Cambridge University Press.
PÁGINAS CITADAS:
Dama deEspadas (http:/ / www.facom.ufba.br/ dama/ intro.htm)
Quatro Gargantas Cortadas(http://www.geocities.com/SoHo/Studios/1875/indice.html)
Thisis not a book (http:/ / www.heelstone.com/ notabook/ # )
Girl Birth Water Death (http:/ / ezone.org/ ez/ e2/ articles/ conway/ jump1.html)
My Body (http://www.altx.com/thebody/)
TheElectronicLabirinth (http:/ / www3.iath.virginia.edu/ elab/ elab.html)
Eastgate (http://www.eastgate.com/New.html)
Agrippa:thebook of thedead. (http:/ / www.williamgibsonbooks.com/ source/ agrippa.asp)
Virtual Light. (http:/ / www.voidspace.org.uk/ cyberpunk/ virtual_light.shtml)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.