A Linguagem da poesia: metáfora e conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2002v2p3Palavras-chave:
Poesia, Metáfora, ConhecimentoResumo
Reflexão sobre a linguagem poética e o processo metafórico. A abordagem teórica se vale principalmente das teses de Paul Ricoeur, no âmbito da fenomenologia hermenêutica, para discutir o discurso poético como percurso de conhecimento. O questionamento sobre o processo poético nas obras de dois poetas portugueses contemporâneos: Carlos de Oliveira e Nuno Júdice.Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BRONOWSKI, J. Arte e conhecimento – ver, imaginar, criar. Lisboa: Edições 70, 1983.
GUIMARAES, F. Conhecimento e poesia. Porto: Oficina Musical, 1992.
GUSMAO, M. “Da poesia como razão apaixonada 1.” M.-A. Graff, org. Poesia da Ciência. Ciência da poesia. Lisboa: Escher, 1991. p.197 – 216.
HEIDEGGER, M. A origem da obra de arte. Lisboa: Edições 70, 1992.
HUTCHEON, L. Uma teoria da paródia. Lisboa: Edições 70, 1989.
JAKOBSON, R. O que fazem os poetas com as palavras. Colóquio/Letras (mar.1973): 12.5-9.
JUDICE, N. Obra poética (19/2-1985). [A Noção de poema, O pavão sonoro, Crítica doméstica dos paralelepípedos, As inumeráveis águas, O mecanismo romântico da fragmentação, Nos braços da exígua luz, O voo de igitur num copo de dados, A partilha dos mitos, Lira de líquen e Rimbaud inverso]. Lisboa: Quetzal, 1991.
JUDICE, N. Meditação sobre ruínas. Lisboa: Quetzal, 1996.
JUDICE, N. A fonte da vida. Lisboa: Quetzal, 1997
KUBLER, G. A forma do tempo. – observações sobre a história dos objectos. 2.ed. Lisboa: Vega, 1977.
LIMA, L. C. A metamorfose do silêncio. Rio de Janeiro: Eldorado, 1974.
OLIVEIRA, C. de. Obras. [Trabalho poético (Turismo, Mãe pobre, Colheita perdida, Descida aos infernos, Terra de harmonia, Ave solar, Cantata, Sobre o lado esquerdo, Micropaisagem, Entre duas memórias e Pastoral), O Aprendiz de feiticeiro, Casa na duna, Pequenos burgueses, Uma abelha na chuva e Finisterra. Paisagem e povoamento]. Lisboa: Caminho, 1992.
PEREIRA, R. M. M. F. A construção do mundo na poesia de Carlos de Oliveira. Tese. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1996.
PERELMAN, C., e L. Olbrechts-Tyteca,. Tratado da argumentação – a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
RICOEUR, P. A metáfora viva. Porto: Rés, s.d.
ROSA, A. R. “A alteridade na poesia moderna.” Jornal de Letras, Artes e , déias (14 fev. 1989) 32.
SACKS, S., org. Da metáfora. São Paulo: Pontes, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.