Beowulf em cordel: limiares fantásticos, históricos e culturais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2024vol44n2p8

Palabras clave:

Beowulf, cordel, fantástico, história

Resumen

Tendo o fantástico como conceito norteador, o presente artigo visa debater e analisar A Saga de Beowulf (2013), do cordelista Marco Haurélio, com ilustrações de Luciano Tasso, uma adaptação da literatura anglo-saxônica para a literatura de cordel brasileira. Por meio de críticos como Tzvetan Todorov (2017), Rosemary Jackson (2009) e David Roas (2009), discutem-se aspectos teóricos e temáticos da narrativa fantástica e suas transformações contemporâneas. Conclui-se que a interpretação e a recriação das tradições folclóricas-culturais presentes no poema Beowulf (ca. séc. X-XI) estão no limiar da materialidade histórica e da narrativa fantástica, misturando a arte autêntica do passado nórdico medieval com reimaginações modernas.

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Biografía del autor/a

Rafael Silva Fouto, Universidad Federal de Santa Catarina

Doutorando em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina

Daniel Serravalle de Sá, Universidad Federal de Santa Catarina

Doutor em Latin American Cultural Studies pela University of Manchester

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina 

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Publicado

05-11-2024

Cómo citar

Fouto, Rafael Silva, y Daniel Serravalle de Sá. «Beowulf Em Cordel: Limiares fantásticos, históricos E Culturais». Terra Roxa E Outras Terras: Revista De Estudos Literários, vol. 44, n.º 2, noviembre de 2024, p. 8, doi:10.5433/1678-2054.2024vol44n2p8.

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