Apresentação

Autores/as

  • Regina Célia dos Santos Alves
  • André Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2023vol43n2p6

Palabras clave:

Paisagem

Resumen

Esse dossiê sobre "A paisagem e suas construções literárias" aborda a complexa relação entre a ação humana, a destruição ambiental e a reflexão sobre paisagem. Destacamo a aparente contradição entre a intensificação do discurso sobre paisagem na contemporaneidade e o aumento simultâneo da destruição ambiental. O geógrafo Augustin Berque propõe o conceito de "pensamento-paisagem", destacando a relação visceral entre o homem e o mundo expressa nas paisagens.

A paisagem é considerada um registro da passagem humana pelo mundo, e sua destruição implicaria na perda dos traços da ancestralidade e experiências passadas. No entanto, o "pensamento-paisagem" é visto como uma forma relacional de interação com o mundo, afastando-se do dualismo cartesiano.

Há ênfase n o papel da representação da paisagem na literatura, desde arquétipos românticos até abordagens contemporâneas que refletem preocupações ambientais. A paisagem na literatura é vista como uma expressão artística que revela a interconexão entre o ser humano e o ambiente. Os dezessete estudos abordam obras de autores portugueses e brasileiros, analisando como a paisagem se relaciona com temas como identidade, movimento migratório, subjetividade, e até mesmo questões políticas e ambientais, revelando valores e sentidos diversos e promovendo uma interpretação consistente da condição humana.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

BERQUE, Augustin. O Pensamento-paisagem. Trad. de Vladimir Bartalani e Camila Gomes Sant’Anna. São Paulo: EDUSP, 2023.

BESSE, Jean-Marc. O gosto do mundo. Exercícios de paisagem. Trad. de Anne Cambe. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2014.

COLLOT, Michel. Poética e filosofia da paisagem. Trad. de Ida Alves et al. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2013.

Publicado

29-12-2023

Cómo citar

ALVES, R. C. dos S.; PINHEIRO, A. Apresentação. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 43, n. 2, p. 6, 2023. DOI: 10.5433/1678-2054.2023vol43n2p6. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/49648. Acesso em: 13 may. 2024.

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.