Depois do "Sarampão antropofágico": o cinema na obra de Oswald de Andrade pós-1930

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2015v29p52

Palabras clave:

Oswald de Andrade, Marco Zero, “Perigo Negro”, “A sombra amarela”

Resumen

O artigo discute a presença do cinema na obra de Oswald de Andrade pós-1930, período de engajamento do autor, no qual as artes aparecem como instrumento político de conscientização sobre as questões brasileiras. Oswald, no entanto, não deixa de dar continuidade ao experimentalismo modernista, bem como de se dedicar a projetos que revelam sua atenção não apenas à literatura, mas também a outras formas do fazer artístico, como o cinema. Assim, este artigo apresenta e discute brevemente o projeto Marco Zero de Oswald de Andrade, que envolvia um ciclo romanesco e também dois textos para o cinema, o roteiro “Perigo Negro” e o argumento “A sombra amarela”. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Júlio Cezar Bastoni da Silva, Universidade Federal de São Carlos,

Licenciado em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de São Carlos. Doutor em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor Adjunto de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Ceará.

Citas

ANDRADE, O. Perigo Negro, film extrahido do romance cyclico paulista Marco Zero. Revista do Brasil (3ª fase), Rio de Janeiro, v. 1, n. 4, p. 383-418, out. 1938.

ANDRADE, O. A sombra amarela (cenário para filme). Revista do Brasil (3ª fase), Rio de Janeiro, v. 5, n. 45, p. 26-28, mar. 1942.

ANDRADE, O. Do pau-brasil à antropofagia e às utopias. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.

ANDRADE, O. Ponta de lança: polêmica. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.

ANDRADE, O. Memórias sentimentais de João Miramar / Serafim Ponte Grande. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

ANDRADE, O. Os dentes do dragão: entrevistas. São Paulo: Globo, 1990.

ANDRADE, O. Panorama do fascismo / O homem e o cavalo / A morta. São Paulo: Globo, 2005.

ANDRADE, O. Telefonema. 2. ed. São Paulo: Globo, 2007.

ANDRADE, O. Marco Zero I: A revolução melancólica. São Paulo: Globo, 2008a.

ANDRADE, O. Marco Zero II: Chão. 4. ed. São Paulo: Globo, 2008b.

ANDRADE, O., & GALVÃO, P. O homem do povo. São Paulo: Globo; Museu Lasar Segall; Imprensa Oficial, 2009.

BOAVENTURA, M. E. Oswald de Andrade, a luta da posse contra a propriedade. In: SCHWARZ, R. Os pobres na literatura brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1983. p. 129- 135.

BRITO, M. S. As metamorfoses de Oswald de Andrade: São Paulo: Conselho Estadual de Cultura, 1972.

BUENO, L. Uma história do romance de 30. Campinas: Editora da Unicamp, 2006.

CALIL, C. A. Cinema = Cavação. Cendroswald Produções Cinematográficas. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 47, pp. 15-28, set. 2008.

CAMPOS, H. Miramar na mira. In: ANDRADE, O. Memórias sentimentais de João Miramar / Serafim Ponte Grande. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978. pp. ix-xlv.

CANDIDO, A. Brigada ligeira. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004.

CENDRARS, B. Etc..., etc... (um livro 100% brasileiro). São Paulo: Perspectiva, 1976.

ELEUTÉRIO, M. L. O homem e a utopia. In: ANDRADE, O., & GALVÃO, P. O homem do povo. São Paulo: Globo; Museu Lasar Segall; Imprensa Oficial, 2009. p. 65-71.

FERREIRA, A. C. Um eldorado errante: São Paulo na ficção histórica de Oswald de Andrade. São Paulo: Editora Unesp, 1996.

GOMES, P. E. S. Crítica de cinema no Suplemento Literário. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

GOMES, P. E. S. Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

LABAKI, A. Pesquisa revela a conexão Orson Welles-Brasil. Folha de S. Paulo, Ilustrada, p. A27, 7 jun. 1988.

MAGALDI, S. A mola propulsora da utopia. In: ANDRADE, O. Panorama do fascismo / O homem e o cavalo / A morta. São Paulo: Globo, 2005. p. 19-32.

RIO DOCE, C. C. Oswald de Andrade e o cinema. FronteiraZ, São Paulo, n. 12, p. 47-59, jun. 2014.

SILVA, A. M. F. C. A dinâmica da criação de Marco Zero, de Oswald de Andrade. In: SEMINÁRIO DE TESES EM ANDAMENTO, 4., 2010, Campinas. Anais... Campinas: Unicamp, 2010, p. 16-29.

SOUZA, M. A. Um perigo amarelo? o discurso ambíguo do romance histórico de Oswald de Andrade. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, 5., 2011, Maringá. Anais... Maringá: UEM, 2011, p. 427-437.

STAM, R. Pan-American interlude: Orson Welles in Brazil, 1942. In: STAM, R. Tropical multiculturalism: a comparative history of race in Brazilian cinema & culture. Durham: Duke University Press, 1997. p. 107-132.

STIGGER, V. A vacina antropofágica. In: ROCHA, J. C. C., & RUFFINELLI, J. Antropofagia hoje? Oswald de Andrade em cena. São Paulo: É Realizações, 2011. p. 601-611.

WISNIK, J. M. Veneno remédio: o futebol e o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

Publicado

05-12-2015

Cómo citar

Silva, Júlio Cezar Bastoni da. «Depois Do “Sarampão antropofágico”: O Cinema Na Obra De Oswald De Andrade pós-1930». Terra Roxa E Outras Terras: Revista De Estudos Literários, vol. 29, diciembre de 2015, pp. 52-63, doi:10.5433/1678-2054.2015v29p52.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a