Depois do "Sarampão antropofágico": o cinema na obra de Oswald de Andrade pós-1930

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2015v29p52

Palabras clave:

Oswald de Andrade, Marco Zero, “Perigo Negro”, “A sombra amarela”

Resumen

O artigo discute a presença do cinema na obra de Oswald de Andrade pós-1930, período de engajamento do autor, no qual as artes aparecem como instrumento político de conscientização sobre as questões brasileiras. Oswald, no entanto, não deixa de dar continuidade ao experimentalismo modernista, bem como de se dedicar a projetos que revelam sua atenção não apenas à literatura, mas também a outras formas do fazer artístico, como o cinema. Assim, este artigo apresenta e discute brevemente o projeto Marco Zero de Oswald de Andrade, que envolvia um ciclo romanesco e também dois textos para o cinema, o roteiro “Perigo Negro” e o argumento “A sombra amarela”. 

Biografía del autor/a

Júlio Cezar Bastoni da Silva, Universidade Federal de São Carlos,

Licenciado em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de São Carlos. Doutor em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor Adjunto de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

05-12-2015

Cómo citar

SILVA, Júlio Cezar Bastoni da. Depois do "Sarampão antropofágico": o cinema na obra de Oswald de Andrade pós-1930. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 29, p. 52–63, 2015. DOI: 10.5433/1678-2054.2015v29p52. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/25244. Acesso em: 22 jul. 2024.

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