Concreto e abstrato na literatura e na pintura: Clarice Lispector e Gastão Manuel Henrique

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v24p39

Palabras clave:

Clarice Lispector, Gastão Manuel Henrique, Arte abstrata, Arte concreta

Resumen

O presente artigo reflete sobre o texto “Gastão Manuel Henrique”, publicado pela escritora Clarice Lispector na primeira edição da obra A legião estrangeira (1964). Trata-se de um texto que aborda a pintura em madeira de Gastão Manuel Henrique, artista plástico ligado à geração dos anos 1960 no Brasil, quando se discutia a presença de uma arte moderna abstrata e concreta entre nós. O objetivo é estabelecer uma relação entre as discussões em voga no período e o modo com a escritora percebeu o trabalho artístico.

Biografía del autor/a

Joelma Santana Siqueira, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Federal de Viçosa.

Citas

ARANTES, Otília Beatriz Fiori. 2004. Mário Pedrosa: itinerário crítico. São Paulo: Cosac Naify.

AYALA, Walmir. 1986. Dicionário de pintores brasileiros. v. l. Rio de Janeiro: Spala.

FAVARETTO, Celso. 1997. “Das novas figurações à arte conceitual”. Ricardo Ribenboim, org. Tridimensionalidade. São Paulo: Instituto Cultural Itaú. 109-115.

GALRÃO, Angel. Gastão Manuel Henrique. Campinas: TV Universitária/Unicamp. VHS. (25 min.).

GREGATO, Márcia Elisa de Paiva. 2009. Estudo da obra de Gastão Manuel Henrique: uma hipótese. Tese, Doutorado em Artes, Unicamp.

GULLAR, Ferreira. 1999. Etapas da arte contemporânea: do cubismo à arte neoconcreta. Rio de Janeiro: Revan.

LISPECTOR, Clarice. 1964. A legião estrangeira. Rio de Janeiro: Editora do Autor.

LISPECTOR, Clarice. 1997. Perto do coração selvagem. Rio de Janeiro: Rocco.

LISPECTOR, Clarice. 2007. Entrevistas/Clarice Lispector. Rio de Janeiro: Rocco.

MERLEAU-PONTY, Maurice. 2004. O espírito e o olho. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

NAVES, Rodrigo. 2007. O vento e o moinho: ensaios sobre arte moderna e contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras.

NUNES, Benedito. 1989. “Clarice Lispector ou o naufrágio da introspecção”. Remate de males (Unicamp) 9 : 63-70.

OITICICA, Hélio. 2006. “A transição da cor do quadro para o espaço e o sentido de construtividade”. Glória Ferreira & Cecília Cotrim. Escritos de artistas: Anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 82-95.

PEDROSA, Mário. 2004. Acadêmicos e modernos: textos escolhidos III. Otília Arantes, org. São Paulo: Edusp.

Pesquisa em Pauta - Estudo da Obra de Gastão Manuel Henrique. rtv-unicamp. Disponível em: http://cameraweb.ccuec.unicamp.br/video/26MSWHXHS5R9/ Acesso em 15 de ago. de 2012.

PONTUAL, Roberto. 1973. Arte/Brasil/Hoje: 50 anos depois. São Paulo: Collectio.

PONTUAL, Roberto. 1969. Dicionário das artes plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Publicado

30-12-2012

Cómo citar

SIQUEIRA, Joelma Santana. Concreto e abstrato na literatura e na pintura: Clarice Lispector e Gastão Manuel Henrique. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 24, p. 39–48, 2012. DOI: 10.5433/1678-2054.2012v24p39. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/25086. Acesso em: 3 jul. 2024.