O beijo no asfalto: linguagem, personagens, gênero

Autores/as

  • José Francisco Quaresma Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2008v14p56

Palabras clave:

Dramaturgia brasileira, Nelson Rodrigues, O beijo no asfalto

Resumen

É comum ver atribuído a Nelson Rodrigues o título de pioneiro da moderna dramaturgia brasileira. Sua arte distinta é sustentada por uma linguagem nova. Em O beijo no asfalto essa linguagem evolui e alcança uma forma sintética, com semântica particular, que empresta aos diálogos das personagens uma constituição absoluta e precisa, revelando-se fundamental no sentido de reforçar a singularidade de sua escrita. Neste trabalho, além de se observar a questão acima, buscar-se-á aludir a questões semiológicas e examinar, a partir da personagem protagonista, a qual o autor denomina herói, o motivo que o faz designar sua obra como tragédia carioca.

Biografía del autor/a

José Francisco Quaresma, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

24-03-2016

Cómo citar

Quaresma, José Francisco. «O Beijo No Asfalto: Linguagem, Personagens, Gênero». Terra Roxa E Outras Terras: Revista De Estudos Literários, vol. 14, marzo de 2016, pp. 56-65, doi:10.5433/1678-2054.2008v14p56.