Nos limites da narrativa: cidade de deus e a dramatização da estrutura social brasileira

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2007v9p77

Palabras clave:

Modernidade, Ficção, Favela, Narração, modernity, fiction, favela, narration

Resumen

Estudo da narrativa Cidade de Deus, de Paulo Lins, tendo como foco a questão de como seu texto se relaciona com a construção crítica da modernidade brasileira e consegue sustentar-se como um universo autônomo do extrafictício. Embora tenha estreitos vínculos com a realidade exterior, o romance adquire valor como obra ficcional devido a seus componentes formais, como a configuração do seu espaço narrativo, o discurso do narrador, a influência da abordagem etnográfica e da linguagem popular marcada pela criatividade das gírias.

Biografía del autor/a

Lívia Lemos Duarte, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestra em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Citas

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Publicado

20-03-2016

Cómo citar

DUARTE, Lívia Lemos. Nos limites da narrativa: cidade de deus e a dramatização da estrutura social brasileira. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 9, p. 77–90, 2016. DOI: 10.5433/1678-2054.2007v9p77. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/24803. Acesso em: 4 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos