Transmídia storytelling: midialidade, crescimento, narrativa e o storytelling de um herói através das mídias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2025vol45n1p42

Palavras-chave:

Storytelling, transmidialidade, mídias, Warcraft, Jaina Proudmoore

Resumo

O fenômeno do storytelling transmidiático tem se consolidado como uma prática relevante na expansão de universos ficcionais, por meio da integração de distintas linguagens e suportes midiáticos. Esse processo implica a transferência e a adaptação de elementos narrativos entre diferentes mídias, proporcionando ao público uma experiência narrativa complexa, imersiva e multifacetada. Este artigo propõe uma análise do crescimento e das implicações do storytelling transmidiático, tomando como objeto de estudo a personagem Jaina Proudmoore, integrante da franquia Warcraft, da Blizzard Entertainment — uma das mais bem-sucedidas e influentes proveniente do universo dos jogos eletrônicos. A partir de uma abordagem interdisciplinar, investiga-se de que maneira as dinâmicas de transposição narrativa e de criação de novas formas expressivas contribuem para a construção e consolidação de universos ficcionais, enriquecendo a experiência dos receptores e ampliando as possibilidades narrativas no contexto das mídias contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lis Yana de Lima Martinez, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

 

Referências

AUMONT, Jacques. A estética do filme. Campinas: Papirus, 1995.

BAUM, L. Frank. The wounderful wizard of Oz. Chicago, 1900.

BLIZZARD Entertainment. Warcraft III. PC. Irvine: Blizzard Entertainment, 2002a.

BLIZZARD Entertainment. Warcraft III: manual. Irvine: Blizzard Entertainment, 2002b.

BLIZZARD Entertainment. Warcraft: Orcs and Humans. PC. Irvine: Blizzard Entertainment, 1994.

BLIZZARD Entertainment. World of warcraft. [worldofwarcraft.com]. PC. Irvine: Blizzard Entertainment, 2004.

BOLTER, Jay David & Richard Grusin. Remediation. Cambridge: MIT Press, 1999.

BORDWELL, David. Poetics of cinema. New York: Routledge,2007.

BRASIL, Luiz Antonio de Assis. Escrever ficção: um manual de criação literária. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

BUNGE, Mario. Treatise on basic philosophy. Dordrecht: D. Reidel, 1979. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-009-9392-1

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011.

GOLDEN, Christie. Antes da tempestade. Trad. Ivanir Alves Calado. Rio de Janeiro: Galera Record, 2019.

GOLDEN, Christie. Arthas: the rise of Rei Lich. New York: Simon & Schuster, 2010.

GOLDEN, Christie. Cycle of hatred. New York: Simon & Schuster, 2006.

GOLDEN, Christie. Jaina Proudmore: ties of war. New York: Simon & Schuster, 2012.

GOLDEN, Christie. World of Warcraft: War Crimes. New York: Simon & Schuster, 2014.

GÜREL, Emet & Öyku TiÄŸli, ÖYKÜ. New world created by social media: Transmedia storytelling. Journal of Media Critiques, v. 1, n. 1, p. 35-65, 2014. Disponível em: 10.17349/jmc114102. DOI: https://doi.org/10.17349/jmc114102

HAN, Feifei. The impact of the book publishing transmedia storytelling model on business performance: the moderating role of the innovation environment. Journal of Organizational Change Management, Leeds, v. 37, n. 8, p. 1-17, 2024. DOI: https://doi.org/10.1108/JOCM-07-2023-0289

HAYATI, Daryoosh. Transmedia storytelling: A study of the necessity, features and advantages. International Journal of Information and Education Technology, Singapore, v. 2, n. 3, p. 196-121, 2012. DOI: https://doi.org/10.7763/IJIET.2012.V2.108

HENNIG, Martin. Why Some Worlds Fail. Observations on the Relationship Between Intertextuality, Intermediality, and Transmediality in the Resident Evil and Silent Hill Universes. Image: Zeitschrift für interdisziplinäre Bildwissenschaft, Issue 21 (Special Issue Media Convergence and Transmedial Worlds - Part 2), 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.25969/mediarep/16505.

JENKINS, Henry. Convergence culture: where old and new media collide. New York: New York University Press. 2006

JENKINS, Henry. Game design as narrative. Katie Salen & Eric Zimmerman. The game design reader. Massachusetts: MIT Press, 2004.

JENKINS, Henry. Transmedia 202: Further Reflections. 2011. Disponível em: Transmedia 202: Further Reflections — Pop Junctions (henryjenkins.org).

MARTINEZ, L. Yana L. Media dimensions: comparing storytelling across literature, cinema and videogame. European journal of literature, language and linguistics studies, v. 8, n. 1, 2024. Disponível em: https://tinyurl.com/y499txd7. DOI: https://doi.org/10.46827/ejlll.v8i1.521

MARTINEZ, L. Yana L. Transmedia storytelling: new concept, new possibilities. Maria E. R. Moreira, Rosângela F. Medeiros & Juan F. Fiorini (org.). Intermídias, transmídias e estudos culturais. Foz do Iguaçu: CLAEC e-Books, 2021.

MARTINEZ, L. Yana L. & Ricardo C. Lopes. Personagens: entre o literário, o midiático e o social. Maringá: Viseu, 2019.

MCLUHAN, Herbert Marshall. Understanding media: the extensions of man. Berkeley: Gingko Press, 2013.

PHILLIPS, Andrea. A creator's guide to storytelling transmedia. New York: McGraw-Hill, 2012.

POUND, Ezra. Abc da literatura. Trad. Augusto de Campos e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 2013.

PRATTEN, Robert. Getting started in transmedia storytelling: a practical guide for beginners. S.l.: Createspace, 2011.

PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdido: o tempo redescoberto. Trad. Lúcia Miguel Pereira. São Paulo: Globo, 2013.

WOLF, Mark J.P. Building imaginary worlds. New York: Routledge, 2012.

Downloads

Publicado

29-06-2025

Como Citar

Martinez, Lis Yana de Lima. “Transmídia Storytelling: Midialidade, Crescimento, Narrativa E O Storytelling De Um herói através Das mídias”. Terra Roxa E Outras Terras: Revista De Estudos Literários, vol. 45, nº 1, junho de 2025, p. 42-56, doi:10.5433/1678-2054.2025vol45n1p42.