Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2023vol43n2p6Palavras-chave:
PaisagemResumo
Esse dossiê sobre "A paisagem e suas construções literárias" aborda a complexa relação entre a ação humana, a destruição ambiental e a reflexão sobre paisagem. Destacamo a aparente contradição entre a intensificação do discurso sobre paisagem na contemporaneidade e o aumento simultâneo da destruição ambiental. O geógrafo Augustin Berque propõe o conceito de "pensamento-paisagem", destacando a relação visceral entre o homem e o mundo expressa nas paisagens.
A paisagem é considerada um registro da passagem humana pelo mundo, e sua destruição implicaria na perda dos traços da ancestralidade e experiências passadas. No entanto, o "pensamento-paisagem" é visto como uma forma relacional de interação com o mundo, afastando-se do dualismo cartesiano.
Há ênfase n o papel da representação da paisagem na literatura, desde arquétipos românticos até abordagens contemporâneas que refletem preocupações ambientais. A paisagem na literatura é vista como uma expressão artística que revela a interconexão entre o ser humano e o ambiente. Os dezessete estudos abordam obras de autores portugueses e brasileiros, analisando como a paisagem se relaciona com temas como identidade, movimento migratório, subjetividade, e até mesmo questões políticas e ambientais, revelando valores e sentidos diversos e promovendo uma interpretação consistente da condição humana.
Downloads
Referências
BERQUE, Augustin. O Pensamento-paisagem. Trad. de Vladimir Bartalani e Camila Gomes Sant’Anna. São Paulo: EDUSP, 2023.
BESSE, Jean-Marc. O gosto do mundo. Exercícios de paisagem. Trad. de Anne Cambe. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2014.
COLLOT, Michel. Poética e filosofia da paisagem. Trad. de Ida Alves et al. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Regina Célia dos Santos Alves, André Pinheiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.