As fontes primárias e a produção de obras literárias
a correspondência das colunas “Da Capital” e “Do Ceará” para A Província do Pará
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2024vol44n1p86Palavras-chave:
Fontes Primárias, Recepção, Provincia do ParáResumo
O estudo em fontes primárias tem desvelado importantes informações a respeito da circulação e recepção de obras literárias nas províncias, além do intenso fluxo existente entre as capitais, a fim de debater e divulgar tais produções. Nessa perspectiva, retoma-se a análise das correspondências oriundas do Estado do Ceará, especialmente dos integrantes da agremiação literária Padaria Espiritual, para o jornal A Província do Pará durante os anos finais do século XIX. Sob os títulos “Da Capital” e “Do Ceará”, escritores como Antônio Sales e Sabino Batista discorreram a respeito de romances, contos e obras de poesia saídas à luz no Ceará e no Rio de Janeiro. O esforço entre os editores dos jornais de cidades distantes da capital do Brasil revela a existência de uma vida cultural e intelectual intensa; no entanto, ainda que tenha havido empenho, muitas dessas produções foram apagadas ou silenciadas ao longo dos anos e não são abrangidas pelo cânone literário. Diante disso, ao reaver as páginas do periódico A Província do Pará, reforça-se a influência e a importância dessas fontes na recuperação dessas informações e na recepção de tais obras literárias
Downloads
Referências
BARBOSA, Socorro de Fátima Pacífico. Jornal e Literatura: a imprensa brasileira no século XIX. Porto Alegre: Nova Prova, 2007.
BATISTA, Sabino. Mirtos, de Temístocles Machado. A Província do Pará. Belém: Tipografia da Província do Pará, 20 de dezembro de 1897.
BATISTA, Sabino (Sabas). Do Ceará: sobre Rodolfo Teófilo. A Província do Pará. Belém: Tipografia da Província do Pará, 13 de maio de 1898.
BATISTA, Sabino (Sabas). Sobre Estalagmites. A Província do Pará. Belém: Tipografia da Província do Pará, 05 de junho de 1898.
BATISTA, Sabino (Sabas). Do Ceará: nota sobre o conto Violação. A Província do Pará. Belém: Tipografia da Província do Pará, 18 de agosto de 1898.
BEZERRA, Ulysses. Do Ceará: Rodolfo Teófilo. A Província do Pará. Belém: Tipografia da Província do Pará, 15 de junho de 1899.
BORDINI, Maria da Glória. A metarrealidade do sentido e o estatuto da obra literária em O senhor embaixador de Érico Veríssimo. Regina Zilberman et al. As pedras e o arco – fontes primárias, teoria e história da literatura. Belo Horizonte: Humanitas e Editora UFMG, 2004. 199-175.
FIGUEIREDO, Aldrin Moura de. Páginas antigas: uma introdução à leitura dos jornais paraenses, 1822-1922. Margens, Belém, v. 2, n. 3, p. 245-266, mai. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v2i3.3040. DOI: https://doi.org/10.18542/rmi.v2i3.3040
LOBATO, Manoel. Sertão: contos de Coelho Netto. A Província do Pará. Belém: Tipografia da Província do Pará 7 de março 1897.
MEYER, Marlyse. Folhetim: uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
ROCQUE, Carlos. História de A Província do Pará. Belém: Mitograph, 1976.
SALES, Antonio. A vida literária. A Província do Pará. Belém: Tipografia da Província do Pará, 16 de abril de 1897.
SALES, Antonio. Da Capital: O terror dos maridos. A Província do Pará. Belém: Tipografia da Província do Pará, 14 de maio de 1897.
SOUZA, Roberto Acízelo de. A Crítica Literária no Brasil Oitocentista: um panorama. Rogério Cordeiro et al., orgs. A Crítica Literária Brasileira em Perspectiva. Cotia: Ateliê, 2013. 13-27.
STEGAGNO-PICCHIO, Luciana. História da Literatura Brasileira. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2004.
TEÓFILO, Arthur. O nacionalismo da arte. A Província do Pará. Belém: Tipografia da Província do Pará, 25 de março de 1898.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Germana Araujo Sales, Sara Vasconcelos Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.