Ritmo e significado, de Hans Ulrich Gumbrecht

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2023vol43n1p117

Palavras-chave:

ritmo, significado, funções do ritmo

Resumo

Partindo da ideia de que a associação entre ritmo e corpo nunca foi vista como um problema para a crítica literária, este ensaio objetiva não apenas esmiuçar o conceito de ritmo como também fornecer parâmetros sólidos para a investigação do fenômeno a partir da análise de suas funções dentro do texto literário. Serão utilizadas como base as ideias de Humberto Maturana e Francisco Varela, bem como o pensamento de Paul Zumthor, que levantou a linha de investigação acadêmica segundo a qual a “dinâmica da voz” é aspecto importante para os fenômenos relacionados ao ritmo. Pretende-se, a partir da análise realizada no ensaio, desestabilizar a ideia segundo a qual o ritmo sublinha o significado, convidando críticos, professores e leitores para uma reflexão acerca do fenômeno e esboçando uma linha de investigação até então pouco explorada e que consiste em elemento constituinte do que o próprio autor irá chamar, em outro ensaio de sua autoria, de campo não-hermenêutico e das materialidades da comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Greicy Pinto Bellin, Centro Universitário Campos de Andrade - UNIANDRADE

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária da UNIANDRADE.

Referências

BENVENISTE, Émile. La notion de “rythme” dans son expression linguistique. Problèmes de linguistique générale. Paris: Gallimard, 1966. 327-335.

HUSSERL, Edmund. Die Vorlesungen über das innere Zeitbewußtsein aus dem Jahre 1905. Edmund Husserl, ed. Zur Phänomenologie des inneren Zeithewußtseins (1893-1917). Den Haag: Nijhoff, 1966 [1905]. 3-98. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-015-3945-6_1

JAKOBSON, Roman. Linguistik und Poetik. Poetik: Augeswählte Aufsätze 1921-1971. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1979 [1960]. 83-121.

LUHMANN, Niklas. Das Kunstwerk und die Selbstreproduktion der Kunst. Hans Ulrich Gumbrecht & K. Ludwig Pfeiffer, eds. Stil: Geschichten und Funktionen eines kulturwissenschaftlichen Diskurselements. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1986. 620-672.

MATURANA, Humberto R. Biologie der Sprache: Die Epistemologie der Realität. Humberto R. Maturana. Erkennen: Die Organisation und Verkörperung von Wirklichkeit. Braunschweig: Vieweg, 1982. 236-271. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-322-91090-5_10

MATURANA, Humberto R. & Francisco J. Varela. Der Baum der Erkenntnis: Die biologischen Wurzeln des menschlichen Erkennens. Bern: Scherz, 1987.

MEAD, George Herbert. Die Philosophie der Sozialität. George Herbert Mead & Hansfried Kellner, eds. Philosofie der Sozialität: Aufsätze zur Erkenntnisanthropologie. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1969 [1929]. 229-271

SCHÜTZ, Alfred. Der sinnhafte Aufbau der sozialen Welt: Eine Einführung in die verstehende Sociozoligie. Vienna: Springer, 1960. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-7091-5948-4

ZUMTHOR, Paul. Introuction à la poésie orale. Paris: Seuil, 1983.

Downloads

Publicado

06-06-2023

Como Citar

Bellin, Greicy Pinto, e Ana Paula Costa de Oliveira Padovino. “Ritmo E Significado, De Hans Ulrich Gumbrecht”. Terra Roxa E Outras Terras: Revista De Estudos Literários, vol. 43, nº 1, junho de 2023, p. 117, doi:10.5433/1678-2054.2023vol43n1p117.